Esportes Titulo Competição anual
Geraldo Alckmin põe Copa São Paulo de Judô no calendário
Por Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
05/05/2015 | 09:29
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


A exemplo do Circuito Popular de Corrida de Rua do Grande ABC, ontem foi a vez da Copa São Paulo de Judô entrar definitivamente no calendário oficial da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude. A inclusão do evento na programação foi feita em cerimônia que contou com aproximadamente 1.000 judocas de várias partes do Estado, no auditório do Palácio dos Bandeirantes, na Capital.

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) não só participou da cerimônia como lembrou dos tempos em que era judoca, na adolescência, em Pindamonhangaba. “Era treinado por Paulo de Oliveira, o Paulo Aço, pai do João do Pulo (duas vezes medalha de bronze olímpica no salto triplo). Me lembro muito bem daqueles dias. Era faixa laranja e hoje fui promovido a faixa preta”, brincou o governador, ao receber e vestir quimono com seu nome confeccionado pela Federação Paulista.

Com a assinatura de Alckmin, a competição passa a ser obrigatoriamente disputada uma vez por ano. “Com essa iniciativa garantimos a realização da Copa São Paulo de Judô no calendário. É uma competição importante porque dá espaço para judocas de cada um dos 645 municípios paulistas”, comemorou o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Jean Madeira, que é judoca e participou da cerimônia de quimono.

A última Copa São Paulo de Judô foi no Ginásio Poliesportivo de São Bernardo, em março, e atraiu mais de 1.000 atletas de várias partes do Estado. Na ocasião, foram montados 11 tatames e as lutas ocorreram em um fim da semana, tornando-se uma das principais competições do Brasil no esporte.

“O judô é a segunda modalidade mais praticadas no Brasil. Lá aprendemos a cair e levantar. O judô não forma apenas esportistas, mas grandes seres humanos”, comentou Madeira.

Além de incluir a disputa no calendário, o evento serviu para anunciar o Dojô Social, programa que pretende disseminar a arte marcial com auxílio na aquisição de materiais, e o Judô para Todos, com objetivo de incentivar a prática entre pessoas com doenças mentais e atendidas pela Etec (Escola Técnica Estadual de São Paulo). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;