Economia Titulo Inovação
Seminário debate a indústria da região e propõe alternativas

Diário e Braskem se unem para realizar evento que
aborda setor produtivo e indica rumos para segmento

Por Natália Scarabotto
Especial para o Diário
21/03/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


O Grande ABC ganhou notoriedade nacional por abrigar grandes empresas. Entretanto, hoje, por conta da crise econômica, as cidades passam por período difícil de desindustrialização. Como forma de discutir o assunto e possíveis soluções, o Diário, com patrocínio da Braskem, realiza no dia 12 de abril o seminário ‘Rumos da Indústria no ABC’. Correalizado pelo Consórcio e pela Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, o evento é gratuito, aberto ao público e ocorrerá no Hotel Mercure, em Santo André.

Na ocasião serão discutidas a desindustrialização na região, a situação do polo petroquímico e da indústria automotiva. “É importante estimular discussões para voltar a obter crescimento nesses setores. É uma oportunidade para discutir caminhos para o cenário”, afirma o gerente de relações institucionais da Braskem, Flávio Chantre.

O polo petroquímico é um importante setor na região que gera cerca de 31 mil empregos e contribui com 60% da arrecadação de Mauá e 30% de Santo André.

“É uma questão que dá segurança para a nossa região e estimular as pequenas e médias empresas vai gerar mais oportunidades de emprego”, diz o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico e prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT).

Nas últimas décadas o Grande ABC sofre com a desindustrialização e diversas empresas importantes, como General Eletric, Multibras (responsável pela fabricação de produtos das marcas Brastemp e Consul), Phillips, entre outras, deixaram a região.

De acordo com o coordenador do Observatório Econômico da Universidade Metodista, Sandro Maskio, o evento é “uma oportunidade para (as indústrias) se reinventarem. O investimento em inovação tecnológica deve ser visto como uma alternativa para aumentar a competitividade no setor”.

Também será discutido o cenário da indústria automotiva, que, no primeiro bimestre deste ano apresentou queda de 31,6% na produção, em relação ao mesmo período do ano anterior, como aponta pesquisa divulgada no começo do mês pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). Em números absolutos, isso representa que 107.195 veículos deixaram de ser produzidos no período.

Além de Maskio e Donisete, Marcelo Cerqueira, da Braskem, e outros importantes nomes do setor produtivo participarão dos debates.

ENDEREÇO

O Hotel Mercure está localizado na Avenida Industrial, 885, no Bairro Jardim, em Santo André.

Os interessados deverão se inscrever pelo site http://www.dgabc.com.br/industria. São apenas 150 vagas. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;