Turismo Titulo País da Copa
Viagem à Rússia: 8 dicas para visitar o país
Thalita Ribeiro
Do Rota de Férias
06/06/2018 | 09:18
Compartilhar notícia


Seja durante a Copa do Mundo ou em outro período de férias, uma viagem à Rússia é sempre uma boa opção para conhecer um destino diferente e empolgante. O país tem cultura e costumes distintos do Brasil em várias áreas, como gastronomia e comportamento. Por conta disso, o Rota de Férias entrevistou a russa Marina Maslova Souza, que está no Brasil há oito meses e deu alguns conselhos legais para quem se aventurar por lá.

LEIA MAIS: COPA DA RÚSSIA: 5 DICAS PARA QUEM VAI CURTIR OS JOGOS DE PERTO
VIAJE PELOS PAÍSES QUE SERÃO ADVERSÁRIOS DO BRASIL NA COPA DA RÚSSIA

Dicas para viagem à Rússia

Marina nasceu e cresceu na Rússia e veio para o Brasil com o marido, que é daqui. Por lá, ela trabalhava na área de relações exteriores de uma empresa. Agora, dá aulas de inglês em uma escola de idiomas no Grande ABC paulista. A professora deu algumas dicas para quem programou uma viagem à Rússia e quer aproveitar melhor a estadia por lá.

Museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia

Qual é o melhor período do ano para fazer uma viagem à Rússia?

Cada estação tem sua beleza particular, mas as que eu mais gosto são o outono e a primavera. A primeira porque as árvores florescem, e os jardins se tornam mais verdes. Entretanto, eu sei que a maioria dos brasileiros gostam de calor e, por isso, aconselho fazer uma viagem à Rússia entre abril e a primeira metade de outubro. Nesse período, as temperaturas ficam entre 27ºC e 28ºC, em média.

Quando os viajantes chegam à Rússia, qual é o passo a passo necessário no setor de imigração?

Para os brasileiros as coisas são mais simples, pois o país faz parte do grupo econômico BRICS (Brasil, Russia,Índia, China e Africa do Sul). Dessa forma, as pessoas desses países podem visitar a Rússia sem a necessidade de um visto, com permissão para ficar entre seis meses em um ano.

Em uma viagem à Rússia pela primeira vez, é importante falar a língua local? O inglês é comum por lá?

É  bom você saber algumas palavras e frases em russo, pois, assim como no Brasil, na Rússia não há muitas pessoas que falam inglês.

Você poderia explicar um pouco como funciona o dinheiro na Rússia, em relação às notas e moedas?

A moeda da Rússia se chama rublo, e R$ 1 equivale a 16,53 rublos (em 6 de junho de 2018). Na Rússia há uma variedade de notas com valores muito maiores do que os encontrados por aqui. Por exemplo, existem notas de 5.000 rublos e 2.000 rublos, entre outras.

Para a viagem, você aconselha comprar euros ou rublos? Por quê?

A  melhor opção seria trocar reais por rublos, mas infelizmente as regras vigentes obrigam outras transações, o que acaba onerando bastante o custo. Isso porque primeiramente se converte o real para o dólar (é necessário pagar taxas por isso), para depois fazer a conversão para o rublo (momento em que, novamente, você  pagará taxas). [Sendo assim], eu aconselho comprar dólares, pois há diversos lugares que aceitam a moeda por lá. (nota da redação: uma opção que pode ser ainda mais econômica é comprar cartões de viagens pré-pagos em dólar e usá-los para sacar rublos na Rússia).

Uma vez na Rússia, o que é e o que não é educado fazer?

Se você tiver a oportunidade de entrar na casa de um  russo, nunca se esqueça de tirar os sapatos. O que seria considerado normal aqui no Brasil, na Rússia soaria rude de sua parte.

Qual comida russa você acredita que os viajantes não podem deixar de experimentar?

Eu vou recomendar coisas bem famosas e comuns de serem encontradas, como a borsh, uma sopa quente com carne, beterraba, repolho, pasta de tomates e com creme de leite, que é bem gostosa.  Há ainda diferentes tipos de vareniki, uma massa que parece com ravióli, mas é maior e com diversos  sabores. Outra dica é a salada olivie, com mortadela, maionese, ovos, batata cozinhada, ervilha. Tente também o zapikanka iz tvoroga, que é algo bem especial da Rússia e parece com um queijo doce com baunilha. Recomendo também pesquisar restaurantes antes de chegar em algum lugar.

Você teria mais algum conselho para quem vai fazer uma viagem à Rússia?

Primeiramente, tirar todos os estereótipos da cabeça, sobretudo os divulgados nos filmes hollywoodianos, como os que ditam que o povo russo é frio e rude, e que há apenas neve por lá. Sim, somos um povo mais fechado à primeira vista, e acho que as guerras e o sofrimento que elas nos trouxeram nos fizeram estar sempre atentos, mas uma vez que você quebre essa barreira, verá que também adoramos sorrir, como os brasileiros.

Informações gerais para uma viagem à Rússia

A Rússia é o maior país em extensão no mundo – são mais de 17 mil quilômetro quadrados, distribuídos em dois continentes, a Ásia e a Europa. Todo esse tamanho faz com que o território tenha fronteiras com diversos países dos dois continentes, assim como diversas áreas ainda não povoadas.

Moscou, capital da Rússia, vista de cima

De acordo com o último censo (2015), a nação abrigava pouco mais de 144 milhões de pessoas. Para se ter uma ideia, no mesmo ano, o Brasil tinha quase 204 milhões de habitantes. A capital Moscou é a cidade mais populosa e abriga mais de 8% do total de pessoas que vivem no país. Outra cidade famosa do país é São Petersburgo.

O verão por lá pode atingir a casa dos 28ºC. Entretanto, o inverno é rigoroso – as temperaturas chegam facilmente às faixas negativas, podendo alcançar até a -20ºC.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;