Internacional Titulo
ONU: ataques a civis no Afeganistão tiveram em 2015 pior ano desde 2009
Por
14/02/2016 | 11:32
Compartilhar notícia


Os ataques a civis no Afeganistão cresceram no ano passado, vitimando principalmente crianças e mulheres, afirmou a Organização das Nações Unidas (ONU) em um relatório publicado neste domingo.

Segundo o documento, 3.545 civis foram mortos e 7.457 ficaram feridos em 2015 como resultado da guerra contra o Talebã, o pior número desde 2009. Embora a porcentagem de mortos tenha caído em 4% ante 2014, o número de feridos aumentou 9%.

Um em cada dez vítimas do conflito era mulher, alta de 37% ante 2014. 25% era criança, alta de 14%. A maioria foi atingida durante trocas de tiros.

Segundo o relatório anual, 62% dos casos envolvia elementos anti-governo. Outros 17% foram causados por forças do governo, e 2% por tropas estrangeiras. A missão conjunta dos Estados Unidos e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) terminou em 2014, reduzindo o efetivo internacional para 13 mil soldados. Embora essas tropas oficialmente continuem no Afeganistão para "treinar, supervisionar e assistir" as forças afegãs, elas conduzem rotineiramente ataques aéreos para ajudar o exército local. Fonte: Associated Press.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;