Economia Titulo
Capacidade instalada fica em 77,7% em outubro ante 77,6% em setembro, diz CNI
01/12/2015 | 14:29
Compartilhar notícia


O nível de capacidade instalada na indústria brasileira ficou praticamente estável de setembro (77,6%) para outubro (77,7%), de acordo com os indicadores industriais divulgados nesta terça-feira, 1º de dezembro, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A série apresentada pela instituição é dessazonalizada.

A marca de 77,7% havia sido vista em setembro, mas agora passou por revisão e é o menor patamar para a série histórica, que começou em janeiro de 2003. Em outubro de 2014, a utilização da capacidade instalada estava em 81,0%.

O faturamento da indústria teve queda real de 4,0% em outubro na comparação com setembro e recuou 15,3% em relação a outubro de 2014. No acumulado dos 10 primeiros meses do ano, o faturamento real da indústria caiu 7,8% ante o mesmo período do ano passado.

Emprego

Com a retração na atividade e a ociosidade ainda elevada, as indústrias brasileiras mantiveram o processo de demissão em outubro, segundo os indicadores industriais divulgados pela CNI. Conforme a pesquisa, o emprego recuou pelo nono mês consecutivo, ao cair 0,9% em outubro ante setembro, na série dessazonalizada. Na comparação com outubro de 2014, a queda foi de 7,7%. Já no acumulado do ano, o recuo do emprego foi de 5,6% ante os 10 primeiros meses do ano passado.

A diminuição do mercado de trabalho atingiu a massa salarial e o rendimento dos trabalhadores. Segundo a pesquisa, a massa salarial real teve redução de 1,0% em outubro ante setembro, na série dessazonalizada, e caiu 9,0% ante outubro de 2014. No acumulado dos 10 primeiros meses do ano, a massa salarial real teve queda de 5,7% ante o mesmo período de 2014.

Já o rendimento médio real subiu 0,1% em outubro ante setembro e teve redução de 1,3% em outubro ante o mesmo mês de 2014. No acumulado do ano, o rendimento médio real, apresenta estabilidade (0%) na comparação com os dez primeiros meses de 2014.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;