Fechar
Publicidade

Memória

Publicado em sexta-feira, 19 de maio de 2017 às 07:07 Histórico

Esta marca ficará

“Estou adorando a viagem de bondinho pela história de Rio Grande da Serra.”
Geraldo Nunes, jornalista e radialista.

A Semana Rio Grande da Serra 2017 continua. Formalmente, irá até amanhã. Mas, não se preocupem, retornaremos muitas vezes mais a Rio Grande, pois a cidade acolhe e realiza o 17º Congresso de História do Grande ABC, em novembro.

Não sabemos qual será o logotipo oficial do 17º Congresso. Pouco importa. Memória adotará, sempre, o selo dos meninos no bondinho, obra de Agostinho Fratini, do Departamento de Artes do Diário.

Convidamos a todos, uma vez mais, para os dois passeios na rota do bondinho, agora de trenzinho, amanhã e domingo, a partir das 8h, com saída da Rua Progresso, 700. Reservem seus lugares pelo telefone 4821-4610. Uma promoção da Prefeitura de Rio Grande da Serra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento.

E, na sequência, mais um trecho da reportagem que o Diário publicou em 1972, a respeito do bondinho. No trecho de hoje, a repórter misteriosa fala da suspensão de uma das paradas do bondinho.

PARADA SUSPENSA
Quando foi suprida a parada em Vila Tsuzuki, muitas crianças ficaram tristes. Não só porque têm que ir a pé, mas também porque o bondinho é uma diversão para elas. “Mas o bondinho é muito pequeno para todos”, diz o condutor, Sr. José.

Os professores, uma semana antes, avisaram os alunos que moram perto que não mais poderiam ir de bondinho. Assim mesmo o bondinho vai sempre lotado. Tanto que as crianças que moram em Vila Conde Siciliano vão até o fim da linha, onde o bondinho faz o retorno, para conseguirem ir sentadas.
Continua

Memória na TV
Professor Antonio de Andrade, da Universidade Metodista, é o nosso convidado da TV Diário. Ele fala de história e memória e do trabalho desenvolvido há anos na universidade, com alunos de Comunicação construindo a identidade regional a partir de temáticas diversas. Em pauta, no programa, o rádio e a televisão. Acessem, está no ar: www.dgabc.com.br

Maravilhoso o trabalho da equipe de televisão do DGABC. Ficou excelente o trabalho. A equipe foi muito feliz na colocação dos inserts. O final, com o close do Dimitrov (radialista falecido), é emocionante. Parabéns a todos. São momentos assim que fazem por justificar todo nosso esforço por uma causa pouco reconhecida (a construção da memória).
Antonio de Andrade

Diário há 30 anos
Terça-feira, 19 de maio de 1987 – ano 30,
edição nº 6445
Manchete – Sarney (José, presidente da República) defende mandato de cinco anos
Diadema – Paralisada a coleta de lixo.
Primeira Divisão – Domingo, em Mogi Mirim,
Mogi Mirim 1, Santo André 1, gol de Luiz Pereira
para o Ramalhão.
Cultura – Grupo Livrespaço de Poesia comemora
quatro anos. Realiza uma semana (a terceira)
focalizando poesia e literatura. Lança revista própria
e o livro Dalilas Siamesas, de Jurema Barreto de Souza.
O Livrespaço tinha à frente nomes como os de
Claudio Feldman, Dalila Teles Veras, Francis de Oliveira, J. Marinho, a própria Jurema, Katsuko Shishido,
Rosana Chrispim e Tonia Ferr.

Santos do dia
Crispim de Viterbo
Ivo
Prudenciana

Em 19 de maio de...
1862 – Ato legislativo autoriza o presidente da Província de São Paulo a contratar o engenheiro M. Fox para a exploração de uma estrada de ferro ou de rodagem entre Zanzalá, em São Bernardo, e Mogi das Cruzes.
1917 – A guerra. Do noticiário do Estadão: a ofensiva italiana, de Tolmino (município na Eslovênia) ao mar; as primeiras e segundas linhas austríacas ocupadas; mais de 6.000 prisioneiros.
n A greve na Crespi. Partido Socialista Brasileiro presta solidariedade aos grevistas e convoca
reunião para hoje à Rua Aurora, 29, sobrado.
1982 – Vice-prefeito João Maziero assume a Prefeitura de Ribeirão Pires; prefeito Luiz Carlos
Grecco licencia-se para concorrer à Assembleia Legislativa.

Municípios Paulistas
Celebram aniversários hoje: Alambari, Araçariguama, Arapeí, Barra do Chapéu, Bertioga, Cajati, Campina do Monte Alegre, Canitar, Dourado, Emilianópolis, Engenheiro Coelho, Estiva Gerbi, Hortolândia,
Novais, Potim, Ribeirão Grande, Saltinho e Tuiuti.

Municípios Brasileiros
No Mato Grosso, Alta Floresta e Cotriguaçu.
No Maranhão, Alto Parnaíba.
Em Pernambuco, Bom Jardim, Lajedo, Moreilândia e Quipapá.
No Rio Grande do Sul, Caiçara e Ciríaco
Na Bahia, Palmas de Monte Alto.
Em Santa Catarina, Pinheiro Preto.
No Rio de Janeiro, Rio Claro. 



Veja Também

Tags


Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Diário do Grande ABC