Memória Titulo Memória
O Centro expandido

João Colovatti, o grande nome da fotografia do Grande ABC em todos os tempos, na sua ida a Ribeirão Pires em 1972, subiu morro, percorreu os centros Alto e Baixo e se encantou com o Novo Centro

Ademir Médici
23/03/2017 | 07:07
Compartilhar notícia


Lépido, olhos atentos, João Colovatti, o grande nome da fotografia do Grande ABC em todos os tempos, na sua ida a Ribeirão Pires em 1972, subiu morro, percorreu os centros Alto e Baixo e se encantou com o Novo Centro – ou Centro expandido.

Fez várias fotos do novo Paço e em torno dele. Algumas fotos foram publicadas na ocasião, quando dos festejos de aniversário. Outras permaneceram inéditas por 45 anos. Separamos as quatro de hoje, do ensaio do saudoso Colovatti.

Diário há 30 anos
Domingo, 22 de março de 1987 - ano 29, edição 6.397
GRANDE ABC - Áreas livres invadidas por lixo.
n Empresas usam espaço particular.
n Banco Nacional de Desenvolvimento Social pode financiar projeto.
n Municípios preferem as usinas.
Reportagem: Denise Caboclo, com fotos de Artur Florêncio.
SÃO CAETANO - Planejamento familiar começa no Município.

Em 23 de março de
1912 - Médico Almenor Jardim Silveira nasce em Santos. Cirurgião. Exerceu a Medicina em Santo André durante 35 anos.
1917 - Em 12 tópicos, Carlos de Campos responde a Spencer Vampré sobre o caso da falência da São Bernardo Fabril. No 12º tópico, escreve: "Todos esses fatos foram deferidos uns e sancionados outros pelo m. juiz, que agiu, certamente, porque nada teve para os vetar, ou desaprovar."
Spencer, que só viu a manifestação de Campos ao abrir os jornais de 23 de março de 1917, inicia novo artigo com a língua afiada: "Viu o público o silêncio de nossos antagonistas, confissão solene de sua fraqueza."

NOTAS
Carlos de Campos (1866-1964) foi o 12º presidente do Estado de São Paulo. Assumiu em 1924, falecendo no cargo. Hoje é nome de escola na Vila América, em Santo André.

Spencer Vampré (1888-1964) publicou, em 1924, “Memórias para a Academia de São Paulo”. Deixou verdadeiros clássicos do Direito brasileiro.

E esse dois juristas, há um século, protagonizaram um debate aberto envolvendo a saudosa Ipiranguinha de Santo André, conforme temos focalizado diariamente, mesmo que em resumo. Os dois colocaram o Grande ABC no mapa do noticiário.
1962 - “A Gazeta” conta a história de Benedito Ferreira, professor no 1º Grupo de Santo André nos idos de 1917. Na época ele jogava no Paulistano e conquistou o tetracampeonato paulista.
1967 - Rotary inaugura o prédio da Casa da Esperança, em Santo André, destinado a abrigar crianças vítimas da poliomielite.
1972 - Garrincha marca seu último gol como profissional, no Estádio Palma Travassos, em Ribeirão Preto. O Olaria, do Rio, time de Garrincha, empatava com o Comercial em 2 a 2.
1977 - Poluição mata peixes na Represa Billings, em Eldorado.

Hoje
Dia Mundial da Meteorologia
Dia Estadual do Naturólogo
Dia do Acupunturista e do Naturapota

Santos do dia
Turíbio de Mogrovejo (Espanha 1538 - Peru 1606). Arcebispo de Lima, chamado de “Apóstolo do Peru”. Fundou o primeiro seminário das Américas.
Rebeca (ou Rafqa)

Municípios paulistas
Hoje é o aniversário de Viradouro e Ouro Verde.
Viradouro, elevado a município em 1916, quando se separa de Pitangueiras, na região de Jaboticabal.
Ouro Verde, elevado a município em 1954, quando se separa de Dracena.

Municípios brasileiros
Celebram seus aniversários em 23 de março:
No Rio Grande do Norte, Apodi
Em Minas Gerais, Grão Mogol
No Espírito Santo, Vila Valério

Capital brasileira
Aniversário de Florianópolis, em Santa Catarina. Fundada em 23-3-1726.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;