Memória Titulo Carnaval
O tri da Acadêmicos do São João
Ademir Medici
02/03/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 “Roda baiana, que coisa linda. É a verde e branca nessa festa colorida.”

Refrão do samba-enredo do Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do São João, tricampeão do Carnaval de Rua de Mauá em 1987.

Mauá foi a primeira cidade a apurar os pontos das escolas e blocos carnavalescos em 1987, em desfile realizado na Avenida Capitão João. Apuração realizada na Quarta-Feira de Cinzas. Além de levantar o público e desfilar divinamente, Acadêmicos do São João viu a sua principal concorrente – a Flor do Morro – perder pontos por problemas técnicos e cair para o quinto lugar.

Arquibancadas lotadas. Gente invadindo a chamada ‘passarela do samba’ quando da passagem das escolas e blocos. A animação foi tanta que o prefeito Leonel Damo prometeu uma estrutura melhor para o Carnaval de 1988.

Imaginamos, 30 anos depois, que foi um exagero apontar a presença de 80 mil pessoas na ainda acanhada Avenida Capitão João, mas que tinha muita gente isso é fácil de ser aquilatado pelas fotos tiradas pelo repórter-fotográfico J. B. Ferreira, do Diário. Várias daquelas fotos foram publicadas. Muitas permanecem inéditas. São guardadas em negativos pelo Banco de Dados do jornal.

Antonio Araujo, o Maruá, presidente campeão, estava eufórico; José Sales de Oliveira, presidente da segunda colocada, a Escola Ordem e Progresso, reconhecia a superioridade da campeã, e prometia melhor desempenho no próximo Carnaval.

News Seller há 50 anos

Quinta-feira, 2 de março de 1967 – ano 9, edição 460-A

Manchete – Câmara de São Caetano elege a mesa diretora dos trabalhos. Na presidência, Osvaldo Martins Salgado.

Em 2 de março de...

1572 – O terceiro governador do Brasil, Mem de Sá, falece em Salvador (Bahia).

1917 – A guerra. Do noticiário do Estadão: propostas ao México para atacar os Estados Unidos.

1952 – O Corinthians de Santo André e o Velo Clube Rio-clarense jogam pelo certame da Segunda Divisão de Profissionais, conforme programa do jogo guardado por Oswaldo Rocha (em memória).

Grupo de moradores da Rua Capiberibe, na Vila Barcelona, em São Caetano, funda o Náutico Futebol Clube.

Moacir da Silva foi o primeiro presidente da diretoria e Sebastião Armelim, o primeiro presidente do Conselho.

Entre os demais fundadores, Benedito Pizzo, Vitor Nicolau, Albertino Tobias de Moura, João Pessolato, João Baiano e Edmilson.

1972 – ‘Mauá na era da Petroquímica’. Título de reportagem especial publicada pelo Diário. O autor da matéria, José Louzeiro, destaca:

Mauá está deixando de ser a capital da porcelana para se tornar um dos mais importantes municípios industriais do Grande ABC.

É que, ao mesmo tempo em que uma das maiores fábricas de porcelana encerra suas atividades (Porcelana Mauá), o maior complexo petroquímico começa a se implantar na cidade, atraindo 300 novas empresas subsidiárias.

Pela primeira vez o trote é aplicado pelos veteranos aos calouros da Faculdade de Medicina do ABC.

Santos do Dia

Inês da Boêmia ou de Praga (1208-1282). Fundadora do convento das Clarissas, na atual República Tcheca.

Jovino

Januária

Hoje

Dia Nacional do Turismo

Município Paulista

Olímpia, fundado em 2 de março de 1903 e elevado a município em 1917, quando se separa de Barretos.

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 2 de março:

Em Minas Gerais, Casa Grande, Cedro do Abaeté, Frei Inocêncio, Itacarambi, Rio Manso, Santana do Garambéu, São Romão e Uberaba.

No Paraná, Guapirama.

Em Pernambuco, Ipubi e Jataúba.

Em Santa Catarina, Palmitos.

No Rio Grande do Sul, Vale do Sol.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;