Economia Titulo Começa hoje
Diário promove palestras a estudantes
Por Pedro Souza
do Diário do Grande ABC
22/08/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


 O setor de petróleo e gás é um dos mais promissores em relação ao emprego para jovens recém-formados. Principalmente porque está em plena expansão, tendo em vista as promessas do governo federal em relação à instalação de várias plataformas de extração de petróleo, que deverá impulsionar a sua cadeia e demandar muitos trabalhadores. E, nesta área, os apaixonados pelos cálculos também têm vez.

Por se tratar de um setor de alta complexidade, as empresas necessitam de equipes que zelem pela qualidade dos processos, sejam eles administrativos ou produtivos. E é nesta hora que os especialistas em contas entram. Para extrair excelência dos processos, e muitas vezes até diminuir custos, tudo é colocado em equações. “Felizmente, tudo que você pode quantificar, você tem como melhorar”, garantiu a doutoranda da USCS (Universidade Municipal de São Caetano) Denise Maria Martins, que é formada em Estatística, especializada em Engenharia da Qualidade e mestre em Administração.

A doutoranda, que também é coordenadora do curso de Gestão Comercial da Fatec (Faculdade de Tecnologia) Ipiranga, citou como exemplo o Seis Sigma como uma das bases de atuação dos profissionais de qualidade. “É uma metodologia criada pela Toyota e difundida pela GE. Com base nos cálculos estatísticos, quando aplicada em um processo proporciona, a redução de custo é de no mínimo 50%. Já presenciei situação em que uma companhia teve diminuição de 80% nos custos”, garantiu.

Denise será a primeira palestrante da 2ª Rodada de Palestras – Profissões do Setor de Gás e Petróleo, direcionada a estudantes da região, que terá início hoje, para cerca de 330 alunos da Etec (Escola Técnica Estadual) Lauro Gomes, em São Bernardo. O evento é uma realização do Diário, com patrocínio da Petrobras, governo federal e USCS.

Ao todo estão programadas cinco palestras, a mesma quantidade da primeira edição da rodada, no ano passado. Os próximos encontros acontecerão no Sesi (Serviço Social da Indústria) Mauá (3/9), Sesi São Bernardo (24/9), Sesi Diadema (8/10) e Sesi Santo André (22/10). Em 2012, os alunos da Etec Lauro Gomes acompanharam a palestra do professor de Engenharia Elétrica do Instituto Mauá de Tecnologia Vanderlei Cunha Parro, sobre a profissão de engenheiro.

Denise, nesta oportunidade, detalhará sua área de atuação, contará os passos de sua ascensão profissional e explicará como os cálculos podem contribuir para toda a cadeia de um dos setores com a maior tendência de demanda de mão de obra.

Professor de administração e coordenador da Cidape (Coordenadoria de Integração, Desenvolvimento e Apoio Profissional) da USCS, Joaquim Celso Freire disse que “o setor é a bola da vez”. “A quantidade de plataformas que vão se instalar pelo litoral entre São Paulo e Espírito Santo abrirá campo para várias pessoas trabalharem”, pontuou.

Ele destacou ainda que a área, como no caso dos estatísticos e matemáticos que podem atuar no setor de qualidade, acolhe muitos outros profissionais e especialistas em serviços, como os de nutrição, gestão, automação, engenharia, administração, financeiro e segurança de trabalho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;