Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Memória
>
COLUNA
O exemplo que vem da Colônia dos Casa

A cidade de São Bernardo perdeu muito ao longo da sua história. A preservação da capelinha do bairro dos Casa erigida por imigrantes italianos demonstra que belas exceções existem

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
26/11/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


“E entregou em tuas mãos a nossa história.”

Do Canto de Abertura impresso pelo ABC Litúrgico, Diocese de Santo André, 24-11-2019.

-----

As badaladas dos velhos sinos voltaram a encantar os ares do bairro dos Casa. Voluntários transmitiram a missa pela internet. Dona Luiza, antiga zeladora, foi lembrada e homenageada. E foi com emoção que o padre Antonio Fernandes Nascimento reinaugurou, sábado à noite, a capelinha em louvor a Santo Antonio de Pádua, integrante da Paróquia São Benedito, em São Bernardo.

A lona protetora do teto foi substituída por novas telhas. O piso cerâmico de outrora, desgastado, mas fiel ao desenho original, ali está. A imagem histórica de Santo Antonio só mudou de lado, mantendo-se no alto, à esquerda do altar mor da mais antiga casa de Deus entre a Via Anchieta e a Rodovia dos Imigrantes. As paredes da capelinha são fortes, resistentes, obra de pedreiros do bairro - também chamados artistas - e com tijolos das olarias locais. Foi uma bênção participar da missa solene do sábado à noite.

Com alegria, Memória convida você, leitor, a visitar a capelinha de Santo Antonio no bairro dos Casa, antigas colônias, e admirar o trabalho de fé desenvolvido pelos moradores.

Em sua homilia, padre Fernandes lembrou que a história da capelinha está registrada em dois livros recentes lançados pela Basílica da Boa Viagem: Semente do Grande ABC e Trezentos anos de Evangelização. Como diz refrão do Hino de São Bernardo, “nosso trabalho não foi em vão”.

EM TEMPO

Vice-prefeito Marcelo Lima, gratidão por prestigiar este momento histórico. 

Diário há 30 anos

Domingo, 26 de novembro de 1989 – ano 32, edição 7233

Manchete – Padre decide subir no palanque. Um grupo de 18 padres de paróquias do Grande ABC divulgou moção de apoio à Lula.

Cena Política (Joaquim Alessi) – Políticos do Grande ABC começam a 'collorir' pensando nas vantagens. 

Em 26 de novembro de...

1839 – Francisco Rangel Pestana nasce em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. Abolicionista e signatário do manifesto republicano de 1890. Um dos fundadores do jornal A Província de São Paulo (hoje Estadão).

1919 – A I Guerra. Do noticiário do Estadão: censura na Itália. Notícias indiretas dizem que as classes conservadoras se preparam para resistir aos socialistas.

1939 –  A II Guerra. Do noticiário do Estadão: teve profunda repercussão a decisão franco-britânica de exercer com o máximo rigor o bloqueio da Alemanha.

1949 – Fundado o Rotary Clube Santo André.

1959 – Câmara Municipal de São Caetano aprova a proposta orçamentária para 1960. Entre as obras previstas estava a construção da sede do Tiro de Guerra local.

Santos do dia

- Silvestre. Abade (Itália, Osimo, 1177 – Ermo de ontefano, 1267)

- Bv. Tiago Alberione

- Conrado de Constância

Municípios brasileiros

- Hoje é o aniversário de Tremembé. Elevado a município em 26 de novembro de 1896, quando se separa de Taubaté.

A festa do padroeiro Santo André

Hoje, terça-feira, dia 26, às 19h, com a presença e pregação do padre Edvaldo Pereira, diretor do Instituto Cristóvão Colombo, berço dos carlistas em São Paulo. 

Tema: ‘Jesus, Caminho, Vida e Verdade!’

Local: Paróquia Santo André, na Vila Assunção.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.