Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Meu carro ferveu. E agora?
Por Da Redação
Do Garagem360
04/12/2019 | 10:48
Compartilhar notícia


Não é raro estar parado em uma via e um carro próximo (até mesmo o seu) começar a soltar fumaça e ferver. Muitos motivos podem ter levado o veículo a chegar a esse ponto –  nível de água reduzido, problemas na válvula termostática ou quebra de alguma peça como o ventilador elétrico.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link

Nesse caso, a atenção ao painel do carro é imprescindível. Isso porque mesmo que não haja luzes de alerta, o aviso do aquecimento pode ser visualizado por meio dele.

“Se o carro ferver, a melhor forma de agir é não abrir imediatamente o reservatório da água, porque ele pode acabar queimando seus braços e mãos”, diz explica Fred Andrade, da AutoZ Soluções Automotivas. “Outro detalhe é não jogar água fria no reservatório logo em seguida do nível abaixar. Isso leva a choque térmico e pode danificar os componentes do motor do carro que ainda estão superaquecidos.”

LEIA MAIS: Peugeot confirma chegada do novo 208 ao Brasil

Veja anúncios antigos de carros que marcaram época

Para evitar passar por aquecimento do carro é necessário sempre realizar as manutenções de segurança . E, além disso, ficar alerta no acréscimo de água ou fluído no reservatório com certa constância e seguindo as orientações do manual do fabricante.

“Um ponto importante é que colocar água sem a mistura com fluidos pode aumentar as chances do motor ferver”, explica Andrade. “É sempre importante optar por aditivos anticongelantes que ajudarão o motor a trabalhar em temperaturas abaixo de 0°C e que vão até 115°. Com a água, esses limites são apenas de 0 a 100°.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.