Setecidades Titulo Diário nos Bairros
Exames ajudam a prevenir câncer

Ação social traz diversos atendimentos de saúde ao bairro Prosperidade

Por Caroline Garcia
Especial para o Diário
03/08/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


O bairro Prosperidade, em São Caetano, terá à disposição amanhã, das 9h às 16h, testes gratuitos de glicemia, verificação de pressão arterial, autoexame de mama e exame papanicolau para as mulheres, além de atualização da carteira de vacinação. Os serviços serão promovidos pelo Ônibus Mais Saúde, da Prefeitura, durante o Diário do Grande ABC nos Bairros, na Emef Laura Lopes.

A operadora de qualidade e inspeção Dorimar Patrícia dos Santos, 25 anos, participou, em 2009, da ação social na mesma escola. "Passei no dentista, medi minha pressão e estava tudo certo. Neste ano quero ir novamente e levar meu filho", afirmou.

Os testes irão orientar a população em relação a duas das principais doenças dos brasileiros: diabetes e hipertensão. Já o papanicolau previne contra o câncer de colo de útero. Por meio do exame é possível identificar o vírus HPV, uma das doenças sexualmente transmissíveis mais comuns no mundo. No Brasil, são registrados 137 mil novos casos por ano, segundo o Ministério da Saúde.

"Teremos um médico que vai fazer o exame ginecológico e ensinar as mulheres a fazer o autoexame da mama", disse Rachelina Pisaniello, responsável pelo Ônibus Mais Saúde. O câncer de mama é o segundo com maior incidência entre as mulheres. No País, de acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), o tipo corresponde a 22% dos casos de câncer diagnosticados anualmente.

Os exames serão encaminhados para um laboratório e os resultados estarão disponíveis no Caism (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher). "Se houver algo de errado, elas serão encaixadas em consultas com os ginecologistas", afirmou Rachelina. A estimativa é atender cerca de 700 pessoas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;