Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Para lembrar o grupo teatral Turma
Ademir Medici
23/03/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


 O empresário Claudio Prieto, de São Caetano, faz aniversário hoje – o último dos acadêmicos de São Caetano que se reúnem periodicamente a aniversariar em março, nas famosas rodadas de pizzas convocadas por Carmelo Conti.

Claudio Prieto nos brinda com uma crônica. Cita nomes: de um grupo teatral, de personagens e de um prédio central de São Caetano que foi referência, obra da família Del Rey.

 

O assassino era o barão

Texto: Claudio Prieto

Falando em teatro amador, não podemos nos esquecer do grupo denominado ‘Turma’, que era dirigido pelo rádio-ator Carlos Rivani. Ele era contratado da Rádio Record, sucesso na época com suas várias novelas, que eram sintonizadas onde houvesse um aparelho de rádio.

Da ‘Turma’ participavam nomes como Jayme da Costa Patrão, Mário Dal’Mas, Josmar Martins, Bonifácio de Carvalho, entre outros.

Carlos Rivani, nosso diretor, nos ensaiou durante alguns meses. A maioria era formada por iniciantes. Tínhamos o teatro de arena em cima do prédio dos Irmãos Del Rey. Esse mesmo local, mais tarde, serviu para as reuniões do Centro Acadêmico de São Caetano.

Mas no tempo da ‘Turma’, os ensaios eram realizados durante a semana, com a expectativa natural de uma ação como esta. E a estreia seria fora de São Caetano, em Guaranésia, Sul de Minas Gerais e terra natal do nosso diretor.

A peça se chamava Na Época dos Inocentes. Uma história policial numa cidade em que várias pessoas eram suspeitas de praticar um crime.

O engenheiro, o bancário, o barão, o major, o estudante, o hoteleiro (que era o meu papel), o médico, o tipógrafo, o camponês, todos, absolutamente todos eram suspeitos de terem matado nada mais, nada menos, que o governador. O chamariz, que prendia a assistência, era descobrir o assassino.

Todo mundo preso. Mil discussões na cadeia. Até se descobrir que o assassino era o barão.

A ‘Turma’ viveu o seu momento. Depois da estréia, várias outras peças foram montadas e apresentadas, todas com sucesso de público. Destaco mais três: Fogo Frio, Mandrágora e Quando as Máquinas Param.

 

NOTA – A crônica de Claudio Prieto permite que se lembre do observatório astronômico da família Del Rey, no alto do seu edifício comercial, verdadeiro cartão postal de São Caetano nos anos 1950 e 1960.

Prédio e observatório localizavam-se na Rua Baraldi, 1005. Ali era a matriz da loja de utilidades domésticas Irmãos Del Rey, com filiais em Santo André e São Caetano.

O observatório marcou gerações. Foi referência para os estudantes secundaristas da São Caetano de então.

Há na Internet um filme em que aparece a construção do prédio. O cinegrafista aproveita para registrar uma panorâmica da cidade, focalizando a Matriz Sagrada Família, o Cine Vitória, as construções todas e as chaminés do parque industrial que era São Caetano.

Há no filme, ainda, uma visita da família Del Rey aos jardins do Museu do Ipiranga.

 

CLAUDIO PRIETO

Nascimento: 23-3-1942.

Cidade: São Caetano.

Filiação: Anastacio Prieto Esposito e Maria Sanches Prieto.

Nomes dos irmãos: Ruthe, Laura e Wilson.

Escolaridade: Sagrada Família e Instituto de Ensino de São Caetano.

Atividade profissional: empresário.

Esposa: Janete Mendes Prieto.

Filhos: Reginaldo, Rogério e Renata.

Netos: Eric, Amanda e Victor

 

Em 23 de março de...

1918 – Celebrada, na igreja de Santa Cecília, em São Paulo, a missa de sétimo dia da morte de Dona Zelinda Pinto Flaquer, mãe do senador Flaquer de Santo André.

NOTA – O anúncio da missa foi publicado em vários dias e em vários jornais. Nele aparecem os nomes dos filhos, genros e noras de Dona Zelinda:

Dr. Flaquer e Elisa

Alfredo Flaquer e Maria

Vicente Huet de Bacellar e Anna Cândida

Luiz da Silva Pereira e Albertina

Joaquim Banco e Olympia

João Ribeiro do Prado e Maria

A guerra. Do noticiário do Estadão: a ofensiva alemã.

Os combates desenrolam-se do Oise ao Sensee. Os ingleses retêm o inimigo nas suas posições de batalha. Os alemães atacam em massa, sofrendo enormes perdas.

1953 – Volkswagen inicia sua atuação no Brasil, em armazém, alugado da Rua do Manifesto, em São Paulo.

 

Hoje

Dia Mundial da Meteorologia

Dia Estadual do Naturólogo

Dia do Acupunturista e do Naturapota

 

Santos do Dia

Turíbio de Mogrovejo (Espanha 1538 - Peru 1606). Arcebispo de Lima, chamado de ‘Apóstolo do Peru’. Fundou o primeiro seminário das Américas.

Rebeca (ou Rafqa)

 

A fauna do Grande ABC

Cobra d'água

Muito comum no Distrito de Riacho Grande e junto à Represa Billings, já que é uma cobra ligada totalmente a água.

A base de sua alimentação são os peixes, principalmente o cará, daí sua proximidade com a represa. Ela se alimenta também de alguns anfíbios, as pererecas e não os sapos, que são venenosos.

A cobra d’água é inofensiva. Não possui dentes inoculadores de veneno, por isso não faz mal ao ser humano.

 

Obituário

Ieda Ida Miele Monteiro

(São Bernardo, 1928 - São Paulo, 19-3-2018)

Dona Ieda descende de duas famílias de origens italianas que chegaram a São Bernardo no final do século 19, quando da formação do Núcleo Colonial.

Era filha do líder autonomista Francisco Miele e de Ida Pasin Miele. E viúva de Adir Monteiro, que foi chefe de gabinete dos prefeitos Aldino Pinotti e Geraldo Faria Rodrigues.

Dona Ieda parte aos 89 anos. Deixa a filha Luciana. Foi sepultada no Cemitério de Vila Euclides.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.