Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Memória
>
Memória
Mauá faz a bola rolar. Com conteúdo
Ademir Medici
09/03/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


A criação do Museu de Futebol do Grande ABC, quem sabe em Paranapiacaba, é o sonho de um jovem jornalista de Mauá, nosso entrevistado de hoje, ao qual  Memória dá total apoio. Como alicerce, o vitorioso Museu do Futebol, instalado no Estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, onde se reúne o Memofut, sigla do Grupo Literatura e Memória do Futebol, do qual o jornalista Daniel Alcarria é parte integrante.

O jornalista Daniel Alcarria realiza trabalho brilhante na área de construção da memória do futebol em Mauá. E, obrigatoriamente, ele envereda por outros campos – a política, o social, o urbanismo.

Não dá para falar sobre futebol sem mexer com outras áreas. Cada novo loteamento abriga sempre um campo de futebol, faz surgir um novo time de bairro que, eventualmente, e quase sempre, se transforma em clube.

Daniel Alcarria entendeu o processo e desenvolve um projeto que pode ser dividido em duas áreas:

A história do Grêmio Mauaense, contada em livro e DVD.

A história do futebol como um todo em Mauá, em processo de pesquisa que vai ganhando forma de um novo e empolgante livro.

DOCUMENTAÇÃO

Daniel faz justiça a um grande esportista de Mauá, Aparecido Sanvidotti. Vereador. Presidente da Câmara Municipal. Presidente da Liga Mauaense de Futebol. E deste contato com Sanvidotti – que estava esquecido – Daniel recuperou um material riquíssimo, com dois livros:

Atas da Comissão Municipal de Esportes, aberto em 1955.

Atas da Liga de Futebol, cujos clubes, anteriormente, estavam inscritos na Liga de Santo André e estreitamente ligados à CME.

Toda a documentação recuperada, que estava com o Sanvidotti, Daniel digitalizou, recuperando nomes como os dos esportistas Inocêncio Pedro, Gilberto Verdoliva, Mario Egidio Lucato, José Gomes de Oliveira.

E recuperando nomes de clubes mauaenses como Planeta, Independente, Vila Noêmia, Cerâmica, João Jorge Figueiredo (o Juá), Juvenil Monte Alegre, Floresta, Juvenil Santos FC, Vidrobrás...

DGABC TV

A entrevista de Daniel Alcarria está no DGABC TV – www.dgabc.com.br. Na conversa são citados nomes como os do ex-prefeito Elio Bernardi, ex-vereador Luiz Alesina, ex-prefeito Ennio Brancalion.

As brigas de Sanvidotti com o prefeito Amaury Fioravante. 

A importância da Folha de Mauá. E a odisseia que foi a construção do Estádio Municipal Pedro Benedetti, cujo projeto original é assinado pelo engenheiro/arquiteto Paulo B. Magalhães. 

PARA NÃO ESQUECER

O campeão do IV Centenário de Santo André, em 1953, é de Mauá.

SINTONIZEM

Está tudo no DOL – Diário On-Line. Memória na TV é o registro da memória animada do Grande ABC que vai caminhando, célere, para o seu primeiro aniversário.

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 9 de março de 1988 – ano 30, edição 6696

Manchete – Acordo reduz retenção de IR na fonte

Grande ABC – Obras do trólebus ampliam acidentes no Grande ABC.

Conclusão das obras adiada outra vez: agora são prometidas para o fim do ano

Santo André – Jovens reivindicam pista de bicicross.

Mauá – Câmara Municipal aprova regularização de lotes desmembrados.

Polícia – Matadores promovem noite de horror na favela da Vila Esperança, em São Bernardo.

Em 9 de março de...

1918 – Anúncio: aluga-se ou vende-se chácara em São Bernardo, muito próxima da estação, própria para família estrangeira. Possui moderna casa de campo. Servida de água encanada, luz elétrica e esgoto. Possui jardim, pomar e horta, com água canalizada e corrente. Terreno próprio para criação de aves e galinheiro.

Nota – A estação, no caso, é a de Santo André, à época chamada de Estação São Bernardo. 

Circula o número 1 de A Rolha, semanário vendido a 400 réis o exemplar. Assunto principal: a eleição do presidente Rodrigues Alves.

A guerra. Do noticiário do Estadão: a guerra atual e a guerra da América. Artigo do secretário de Estado norte-americano Robert Lansing, que escreve: “Lutar até o aniquilamento do prussianismo”.

1973 – Volkswagen anuncia a construção de um novo carro. Vai se chamar Brasília.

Professor Olésimo Padovani nomeado supervisor de Educação em Mauá.

1978  – Governador Paulo Egidio autoriza a construção de 14 mil casas populares no Jardim Santo André.

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 9 de março:

Em São Paulo, Altinópolis, São José do Barreiro e Cachoeira Paulista

No Rio de Janeiro, Cantagalo

Em Minas Gerais, Capetinga, Espinosa e Virginópolis

No Ceará, Jaguaribara

Em Santa Catarina, Joinville

Em Pernambuco, São José do Egito

Fonte: IBGE

Santos do Dia

São Domingos Sávio

Francisca Romana

Catarina de Bolonha

Gregório de Nissa




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.