Automóveis Titulo Ideias
Baterias de veículos elétricos da Nissan fornecerão energia para fábrica no Japão

Ideia é utilizar painéis solares, veículos elétricos e suas baterias para abastecer uma fábrica da Japan Benex em Isahaya, no Japão

Da Redação, com assessoria
Do Garagem360
19/04/2018 | 09:51
Compartilhar notícia


As empresas japonesas Japan Benex e Sumitomo lançarão o projeto “Future Plant” (Fábrica do Futuro). A ideia é utilizar painéis solares, veículos elétricos e suas baterias para abastecer uma fábrica da Japan Benex em Isahaya, no Japão. O recém-desenvolvido sistema de armazenamento de energia combina fontes renováveis, baterias reutilizadas e veículos elétricos para promover o uso eficiente de energia e a sustentabilidade. A Nissan apoiará o projeto fornecendo dez unidades da van elétrica e-NV200.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

Os veículos e as baterias vão ajudar a estabilizar a entrega do sistema de energia solar e reduzir os custos da fábrica com eletricidade. Para isso, utilizará a energia armazenada para reforçar o sistema em momentos de pico de demanda. Além disso, as dez unidades da van 100% elétrica Nissan e-NV200 serão utilizadas pelos funcionários para o transporte dentro da fábrica e suas baterias poderão ser aproveitadas e refabricadas como componentes do sistema de armazenamento de energia.

Desenvolvimento

O sistema foi desenvolvido pela Japan Benex e pela Sumitomo, que fabricam equipamentos para a indústria. O objetivo é a utilização em usinas de energia virtuais (VPP), que devem estar em operação no Japão até 2020. Isso ajudará a melhorar o tempo de carregamento e descarregamento de energia para ajustar a oferta e a demanda de eletricidade em toda uma região.

LEIA MAIS: Ford testa tecnologia de conectividade que pode aumentar a segurança

Gosto duvidoso: Veja carros que erraram feio no design

A Japan Benex e a Sumitomo iniciaram os testes dos sistemas de armazenamento de energia como parte de sua participação no Projeto Kansai VPP. O projeto “Future Plant” ajudará a expandir o uso de energia renovável, criará um sistema que promove a reutilização de baterias de veículos elétricos, otimizando a oferta e a demanda de energia, além de ajudar a construir uma sociedade com cada vez menos emissão de carbono.

Modelos elétricos

Além dos carros na Nissan, diversas outras montadoras já contam com veículos elétricos pelo mundo. Confira alguns modelos na galeria do Garagem360.

 
 
 
<
>



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;