Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Contexto Paulista
>
Contexto Paulista
Turismo de aventura é o que mais cresce
Por Wilson Marini
15/11/2018 | 06:35
Compartilhar notícia


Pesquisa divulgada no evento 1° AdventureNext Latin America, realizado em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, entre os dias 7 e 9 deste mês, aponta que o turismo de aventura cresce, em média, 20% ao ano no mundo, enquanto o turismo comum sobe apenas 4%. Além disso, cerca de 65% dos recursos gerados nessa modalidade de turismo, que também inclui o ecoturismo, permanecem na respectiva localidade ou região, índice bem superior ao do turismo convencional, que não chega a 10%. A diretora para a América Latina da Atta (Adventure Travel Trade Association), Gabriella Stowell, disse que o turismo como um todo não para de crescer e que isso é uma tendência mundial, mas o turismo de aventura é uma realidade e a expectativa é de que se desenvolva cada vez mais. “As pessoas querem conhecer e vivenciar experiências, de modo geral ligadas a natureza, cultura e aventuras”, disse ela.

Cidades podem se beneficiar
Como os municípios podem se beneficiar com receitas provenientes do turismo? Esse será o tema a ser discutido no 5º Encontro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial, que será promovido pela OCBPM (Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial) e a CNM (Confederação Nacional de Municípios), em Manaus (Amazonas) entre os dias 22 e 24 de novembro. São parceiros do evento, entre outros, a Unesco e o Sebrae.

Investimento industrial
A Novelis anunciou na terça-feira investimento da ordem de R$ 650 milhões em sua fábrica de Pindamonhangaba, no Vale do Paraíba, que é a principal unidade da indústria na América do Sul. No Brasil, a Novelis possui uma unidade também na cidade de Santo André, no Grande ABC. Em Pinda, a expansão elevará a capacidade total da fábrica para cerca de 680 mil toneladas/ano e, a de reciclagem, para 450 mil toneladas/ano. Será construído ainda um sistema de captação de água. As obras serão iniciadas em fevereiro de 2019, com expectativa de conclusão para 2021. A Novelis Inc. é líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio, opera em dez países, possui aproximadamente 11,1 mil profissionais e teve receita de US$ 11,5 bilhões no ano fiscal de 2018.

Ação pela natureza
Cinco alunos da Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado) – atrelada ao governo de São Paulo – de Bragança Paulista desenvolveram um método para alertar princípios de incêndios e mapear situações de risco com base em dados da Nasa. A proposta é evitar queimadas como as que costumam atingir o cerrado brasileiro, visando reduzir o tempo de alerta sobre incêndios de horas para apenas alguns minutos. O projeto, denominado Space Hero, ganhou o segundo lugar no Space Apps Challenger, a maior competição de hackers do bem, em Osasco.

Usuários fazem os alertas
A equipe de estudantes do curso superior tecnológico de Gestão da Tecnologia da Informação criou um web app, tipo de site que usa tecnologias de browsers para rodar de forma parecida com um aplicativo, que pode ser acessado via portal e celular. Para isso, o grupo decidiu utilizar o crowdsourcing, ou seja, fazer com que os próprios usuários criem os alertas em troca de créditos, brindes ou doações. O sistema faz uma validação em duas etapas, o que garante que apenas avisos reais sejam emitidos. Ao receber a notificação, quem estiver em área de risco recebe informações para evacuação, desvio ou ação de socorro.

‘Ajudar as pessoas’

O web app permite que o usuário acesse duas opções: reportar um princípio de incêndio e verificar situações de risco. Além disso, o projeto disponibiliza um histórico de incêndios na região e o impacto causado ao meio ambiente pelas queimadas. “Não queríamos fazer apenas um produto, mas algo que realmente pudesse mudar o mundo e ajudar pessoas”, disse Luiz Guilherme, um dos alunos. “Dependendo da área afetada e das condições meteorológicas no momento do alerta, é possível poupar mata nativa, patrimônio e, principalmente, milhares de vidas.”

Nasa vai avaliar
Em dezembro, o Space Hero será avaliado por profissionais da Nasa. Se for eleito como o melhor projeto no mundo, os alunos da Fatec Bragança Paulista receberão um convite para visitar o Kennedy Space Center, na Flórida, nos Estados Unidos. Os vencedores serão anunciados pela agência espacial norte-americana em janeiro de 2019. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.