Política Titulo Transporte de Mauá
Viação Diadema recorre na licitação de transporte público de Mauá

Empresa alega que Suzantur não cumpriu todas exigências do edital

Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
01/08/2014 | 07:19
Compartilhar notícia


A Viação Diadema Ltda protocolou ontem recurso contra a decisão da comissão de licitações da Prefeitura de Mauá em declarar a Suzantur como vencedora do leilão das linhas de transporte coletivo da cidade.

Na semana passada, Eduardo Pacheco Monteiro, presidente da comissão, acolheu a proposta de R$ 6,2 milhões da Suzantur pelo contrato. O recurso da Viação Diadema foi feito dentro do prazo de contestação do resultado, que vence hoje.

A empresa diademense participou da licitação, mas foi inabilitada na fase documental. Outras duas concorrentes foram desclassificadas nesta etapa – Express Transportes Urbanos Ltda (de São Paulo) e Princesa Turismo Eireli (de Mato Grosso) -, restando apenas a Suzantur como apta a apresentar oferta pelo lote único licitado.

Segundo a Viação Diadema, a Suzantur não mostrou garantias de que iria cumprir o item 29 do edital, que determina à concessionária do transporte fornecer frota com idade média máxima de cinco anos.

No documento protocolado no Paço de Mauá, a companhia afirmou que planilha registrada pela Suzantur indica descumprimento do edital a partir de dezembro de 2020, quando parte dos ônibus que atenderiam o município ultrapassaria a idade média máxima estipulada.

Ainda conforme entendimento da Viação Diadema, sua concorrente demonstrou viabilidade econômico-financeira de nove anos e oito meses, não os dez anos obrigatórios no edital.

“Deste modo, conclui-se que também nesse aspecto a classificação da recorrida (Suzantur) se deu em absoluta desatenção às normas do edital de licitação”, considerou a Viação Diadema, no recurso.
Por nota, a Prefeitura de Mauá informou que não vai se pronunciar enquanto não expirar prazo legal para apresentação de contestações ao resultado publicado oficialmente na quinta-feira. Procurados, responsáveis pela Viação Diadema não foram localizados pelo Diário.

EXPECTATIVA
Na quarta-feira, o prefeito Donisete Braga (PT) declarou que sua intenção era homologar a conclusão da concorrência pública na segunda-feira e assinar contrato com a Suzantur. A empresa opera, em caráter emergencial, as linhas de transporte coletivo do município. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;