Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Black Friday e Cyber Monday: 4 dicas de como fazer compras seguras
Da Redação
Do 33Giga
29/11/2019 | 10:48
Compartilhar notícia


Com a chegada da Black Friday e da Cyber Monday,  segunda-feira em que eletrônicos devem ficar ainda mais baratos (em tese, claro), o 33Giga e a empresa de segurança ESET reuniram uma série de dicas para que a compra on-line não se torne um pesadelo.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

1. Compras impulsivas não são uma boa alternativa.
Se você encontrar um produto que você gosta, o ideal é esperar para fazer a compra no computador de casa. Caso não possa esperar, é aconselhável tomar a precaução de usar conexões seguras ao inserir informações do cartão de crédito, pois muitos cibercriminosos aproveitam as redes wi-fi públicas para roubar informações.

2. Renove o gabinete, mas primeiro o PC.
A Black Friday e a Cyber ??Monday são bons momentos para comprar produtos a um preço interessante, mas lembre-se de que, quando uma compra on-line é feita, o sistema operacional e os programas mais usados ??devem ser atualizados corretamente para evitar vulnerabilidades. Da mesma forma, é necessário ter soluções de segurança confiáveis ??e, se possível, ter módulos específicos para proteção de pagamento on-line e serviços bancários on-line.

3. Desconfie de lojas sem uma boa reputação.
Se puder, escolha lojas reconhecidas ao fazer compras on-line, pois elas geralmente oferecem um ambiente de compras seguro. É importante estar alerta, pois os cibercriminosos copiam os sites e criam páginas falsas que são praticamente idênticas. Para evitar isso, é melhor verificar se o URL que você visita está correto. O Procon faz todos os anos uma lista com os sites que não são confiáveis que também podem ajudar os consumidores.

Leia mais: Dica da redação: veja (e baixe) apps essenciais para seu smartphone
Gerenciadores de senhas: como esses apps podem ajudar idosos na internet

4. Preste atenção redobrada em produtos de baixa qualidade e baixo preço.
Em muitas ocasiões, existem ofertas que não podem ser rejeitadas, mas embora durante a Black Friday ou a Cyber ??Monday as lojas façam grandes descontos, às vezes o que parece impossível, é realmente impossível. A ESET descobriu recentemente anúncios falsos de descontos no Facebook que usavam a imagem do McDonald’s, cujo único objetivo era roubar as credenciais bancárias das vítimas. É sempre aconselhável escrever a URL da loja diretamente na barra de navegação e evitar clicar em links cuja origem é desconhecida.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.