Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

São Vicente exporta poesia e literatura
Por Ademir Medici
25/01/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


 Da editora Costelas Felinas, de São Vicente, Memória já havia falado; idem do seu projeto principal, ‘Cabeça Ativa’, que de três em três meses lança uma revista nova, temática. Igualmente, sempre citamos seus editores, Claudia Brino e Vieira Vivo. Faltava mostrar esse casal romântico, alegre e feliz.

Pois esta lacuna chega ao fim hoje. Logo mais estará no ar, pelo DGABC TV – www.dgabc.com.br – a história de Claudia e Vieira, que subiram a Serra e concederam uma linda entrevista no estúdio de TV do Diário.

Eles falam de história, memória, poesia e literatura. E de um feito: neste mês de janeiro, seis títulos celebrarão os 20 mil livros artesanais, feitos à mão, em papel reciclável, consciência ecológica, pela editora Costelas Felinas, desde 2008.

 

PASSOS INICIAIS

“A editora surgiu em 1998 com a Claudia Brino fazendo seus próprios livros. Em 2008 iniciamos trabalho conjunto”, conta Vieira Vivo.

“Buscamos fazer uma revista temática, que cresce, agrega. Já reúne 70 poetas, de todas as épocas, gêneros, estilos”, acrescenta Claudia Brino.

Hoje a editora trabalha com 280 escritores do Brasil inteiro e do Exterior, fazendo com que a literatura seja difundida 90% em cidades onde não existem livrarias. Verdadeira preservação da memória. Trabalho cultural. Literário. Estimula pessoas até então alijadas de todo um mercado muito difícil de movimentar.

A alegria dos editores é contribuir para que as pessoas que têm textos em suas casas possam divulgá-los. Não se trata de trabalho competitivo com outras editoras. Pelo contrário. Nasce um primeiro livro. Depois o autor busca uma edição maior nos meios convencionais.

 

EXEMPLOS

Foi assim que foi editado o livro Um Pouco da História de Vilma Joana Leão, por Eduardo Raciunas, ambos de São Caetano.

Ou o livro de uma professora que reuniu trabalhos de 30 alunos da Vila Verde, localizada na raiz da Serra de Cubatão, na divisa com São Bernardo. Poemas de alunos. Trinta pequenos livros distribuídos para cada aluno-autor.

Livros sempre de pequena tiragem, mas importantes dentro de determinado segmento, bairro, grupo de pessoas.

 

O LIVRO IMPRESSO

Num evento em Campos de Jordão, o professor Antonio Fernando Costella alertou Claudia e Vieira com um ensinamento que não será esquecido: “A única coisa que está realmente preservada é a que está impressa. Tudo o que está na internet pode ser alterado, removido, corrompido. O que está realmente preservado ainda está impresso. E a partir do livro impresso fica mais fácil digitalizá-lo posteriormente”.

 

GRANDE ABC PRESENTE

Os editores de São Vicente mantêm relacionamento também com autores do Grande ABC. Aristides Theodoro, de Mauá, foi quem apresentou Memória a Claudia e Vieira, alguns anos atrás.

Já houve intercâmbio com Dalila Teles Veras, da Editora Alpharrabio. Mantêm-se relacionamento com Zho Bertolini, Rosana Bagnaroli, Claudio Feldman, Jurema Barreto.

 

CONTATOS

Sendo assim, confiram a entrevista. E saibam mais pelo facebook/artesanato.livros e pelo artesanallivros.blogspot.com

 

Diário há 30 anos
Domingo, 24 de janeiro de 1988 – ano 30, edição 6658

Política – Prefeito Aron Galante, de São Bernardo, promete renunciar se mandato dos prefeitos for prorrogado. Entrevista concedida ao repórter Eduardo Borga.

Nota – O mandato dos prefeitos voltou a ser prorrogado por mais dois anos – de quatro para seis. E Aron não renunciou.

Ciência & Tecnologia (Diógenes Silva) – Volta a debate a Teoria da Evolução das Espécies.

 

Em 25 de janeiro de...

1927 – Criada a Vila São José, em São Bernardo, que desde 2017 tem um livro pronto – belíssimo! – e que permanece inédito.

1953 – Fundado o Esporte Clube DER, em São Bernardo; e o Cerâmica Santa Helena FC, em Mauá.

1973 – O prefeito Aldino Pinotti assina o contrato de cessão de uso pelo Meninos Futebol Clube da antiga Retorcedeira Ipiranga, na Avenida Caminho do Mar, em Rudge Ramos, pelo prazo de 50 anos.

 

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 25 de janeiro:

Em São Paulo, Buri, Estrela d’Oeste, São Paulo (Capital) e Vera Cruz

No Ceará, Apuiarés, Banabuié, Iguatu e Paramoti

No Paraná, Balsa Nova e Guaporema

Em Minas Gerais, Paraisópolis

Fonte: IBGE

 

Santos do Dia

Conversão de Paulo de Tarso. Nenhum evento no progresso da história da igreja a afeta tão profundamente, ou tão felizmente, quanto a conversão de Saulo de Tarso. De principal dos pecadores ele se tornou o principal dos santos – do mais violento opositor de Cristo ele se tornou o mais zeloso defensor da fé – como inimigo e perseguidor do nome de Jesus na Terra, ele era o ‘principal’; todos os outros, em comparação a ele, eram subordinados (Atos 9; 1 Timóteo 1).

Fonte: A História da Igreja. Tradução em andamento do livro Church History, de Andrew Miller

Juventino

Apolo

 

Hoje

Dia dos Correios e Telégrafos

Dia do Carteiro




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.