Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Memória
>
Futebol
Galeria dos primeiros campeões do Grande ABC
Ademir Medici
23/01/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


 Primeiro de Maio FC

São Caetano EC

Cerâmica São Caetano

Corinthians de Santo André

EC São Bernardo

O livro ontem apresentado – Os Esquecidos: Arquivos do Futebol Paulista (Datatoro, 2016, numa homenagem da editora e do Red Bull Brasil) – apresenta os primeiros campeões do futebol do Grande ABC, na primeira metade do século 20. Uma bela galeria, que o próprio futebol do Grande ABC está a dever.

O primeiro título estadual nosso coube ao Primeiro de Maio FC, de Santo André, campeão da Segunda Divisão da Apea em 1926 – Apea de Associação Paulista de Esportes Atléticos.

O primeiro grande papão de títulos da região foi o São Caetano EC, campeão do Interior em 1928, vice-campeão da mesma competição em 1929, campeão em 1930, campeão da Divisão Intermediária de 1940 (com o Cerâmica São Caetano ficando com o vice-campeonato).

Outros dois alvinegros locais aparecem na galeria de Os Esquecidos: Corinthians de Santo André, campeão paulista da Intermediária (Segundona) em 1939, com o EC São Bernardo ficando com o vice-campeonato, campeonato promovido pela Liga de Futebol do Estado de São Paulo (Lfesp).

O livro focaliza os distintivos e uniformes dos campeões e, no caso do Primeiro de Maio e Cerâmica, suas cores originais: o verde do Primeiro de Maio, o vermelho do Cerâmica. Os três outros campeões – São Caetano, Corinthians e São Bernardo – são alvinegros.

 

CAMPANHAS

Memória ganha uma fonte excelente com o livro Os Esquecidos. Ideia é destrinchar cada campanha dos clubes campeões, o que faremos quando do aniversário de cada um.

 

AGRADECIMENTO

Ao esportista Narciso Ferrari, de São Caetano, que nos ajudou na sistematização das conquistas dos clubes locais com base no belo livro que faz justiça Aos Esquecidos do futebol paulista.

 

Em 23 de janeiro de...

1918 – Morre a menina Maria Nathalia, filha de Nicolau Arnoni, diretor do semanário Município de S. Bernardo. Sepultamento marcado para o Cemitério da Estação Rio Grande (da Serra).

Sepultado em Guarulhos o ajudante do juiz de paz de São Bernardo Jayme Mauricio de Oliveira.

Antonio de Miranda, 43 anos, morador em Santos, faleceu ao retornar de viagem a Ribeirão Pires. Estava no trem, altura de Paranapiacaba, quando teve colapso cardíaco.

Nota – Amigos de Jayme Mauricio de Oliveira, falecido em Santo André, pretendiam prestar-lhe uma homenagem que perpetuasse a sua memória. Não se sabe se tal homenagem foi prestada.

Internacional – A guerra. Do noticiário do Estadão: Alemanha ameaça romper as negociações com a Rússia.

1948 – Armando Marchi nasce em São Caetano. Integrou a turma pioneira da atual USCS: Administração de Empresas, 1970.

A Gazeta Esportiva publica uma foto do 20 de Setembro, clube de futebol das colônias do hoje bairro Assunção, em São Bernardo.

1958 – Fundada a Toyota do Brasil S. A., com instalações em São Bernardo.

1973 – Inaugurado o trecho do planalto da Rodovia dos Imigrantes.

 

Diário há 30 anos
Sábado, 23 de janeiro de 1988 – ano 30, edição 6657

Manchete – O novo ministro do Planejamento, João Batista de Abreu, propõe restrição ao crédito.

Estado – Obras paradas no Tamanduateí. E o Estado não sabe o que fazer (reportagem: Denise Caboclo).

São Bernardo – Eletropaulo entrega nova agência: Rua Newton Prado.

Memória – São Caetano, 1942.

Ideias/Livros – No pelourinho, o jornalismo cultural (artigo do poeta Cláudio Willer)

Polícia – Casal é executado a tiros no km 18 da Via Anchieta.

 

LIONS CENTENÁRIO

Quando é comemorado o centenário do Lions Clube, uma lembrança do dia do leonismo, defronte o antigo Paço Municipal de São Caetano. Uma tarefa ao nosso correspondente Claudio Prieto: identificar os demais ‘leões’ da foto. E confirmar se, realmente, o vice-prefeito João Dal’Mas está na foto.

 

Santos do Dia

Ildefonso (Espanha, 606-667). Doutor da Igreja. Bispo de Toledo, sucedendo ao tio, Eugênio II, o Santo Eugênio.

 

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 23 de janeiro:

No Rio Grande do Sul, Barão de Cotegipe.

Em Sergipe, Canhoba.

Em Santa Catarina, Major Vieira e Três Barras.

No Amapá, Mazagão.

No Pará, Paragominas.

No Amazonas, Silves.

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.