Setecidades Titulo Diadema
Conselho do Patrimônio é recriado e analisa 22 bens para tombamento

Cidade estava há seis anos sem o órgão; diretoria será eleita em reunião realizada hoje

Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
23/08/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Tiago Silva/DGABC


O município de Diadema dá hoje importante passo na preservação dos patrimônios da cidade, que perdeu bens como a casa de veraneio da artista Anita Malfatti, no Centro, que deu lugar a um prédio em 2001, e o casarão do Sítio São Miguel Reale, no bairro Serraria, demolido em 2012 para a construção de condomínio. Para evitar que mais propriedades históricas sejam destruídas pela especulação imobiliária, será realizada a partir das 9h, no Centro de Memória, a primeira reunião de trabalho do Condepad (Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Histórico, Documental, Artístico e Cultural de Diadema).

No encontro serão eleitos o presidente e o vice-presidente do órgão. No total, o Condepad conta com 12 conselheiros, entre eleitos e suplentes.

A cidade estava há pelo menos seis anos sem conselho do patrimônio. Como forma de tentar proteger os imóveis de interesse histórico, foram inseridos no Plano Diretor do município 22 bens que devem ser preservados. Agora, eles têm prioridade para serem analisados e, eventualmente, tombados como patrimônios. “Nosso objetivo é preservar a história da cidade e evitar que os empreendimentos imobiliários, que se interessam cada vez mais em se instalar no município, destruam imóveis representativos para os moradores”, destaca o secretário de Cultura, Gilberto de Souza Moura.

Entre os imóveis que devem ser tombados primeiro no município, que ainda não tem nenhum patrimônio, estão a Casa da Família Gallo, na Rua Manoel da Nóbrega, no Centro, e o Colégio e a Capela dos padres Xaverianos, ao lado da unidade de semiliberdade da Fundação Casa, também na região central. “O trabalho é feito em conjunto pelas secretarias de Habitação, que cuida do Plano Diretor, Meio Ambiente, que tem o interesse paisagístico e da preservação ambiental, e Cultura, com a preservação propriamente dita”, explica Moura.

IMATERIAL

Além dos 22 imóveis que constam no Plano Diretor, o secretário afirma que o conselho também receberá indicações de bens imateriais, como manifestações culturais e festas tradicionais da cidade. “Temos mostras de arte, a cultura do hip hop, diversas iniciativas nas áreas de audiovisual e artes cênicas. Tudo isso será valorizado também.”

A diretoria eleita hoje terá mandato de dois anos. Os próximos encontros para discutir assuntos pertinentes à preservação patrimonial e cultural da cidade ocorrerão a cada dois meses.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;