Palavra do Leitor Titulo Palavra do leitor
Indústria e comércio têm de se renovar

Empresas ligadas aos setores metalmecânico e plástico, bem como o comércio...

Do Diário do Grande ABC
25/01/2015 | 11:10
Compartilhar notícia


Empresas ligadas aos setores metalmecânico e plástico, bem como o comércio em geral, precisam se renovar para continuar fortalecidas no mercado. Estou falando para indústrias e comércio não ficarem no mesmo ramo de atividade, devendo partir para produzir e vender novos produtos.

Frase antiga citada em Lisboa, Portugal, em 1.755, dizia: ‘Feche os portos, enterre os mortos e cuide dos vivos’. Esta frase é atual, pois, na verdade, ela diz que não se deve deixar que problemas venham de fora (portos), não se deve chorar o passado (mortos) e deve-se cuidar do presente (vivos). Assim, não podemos reclamar desta ou daquela situação na economia do País, devemos mudar a forma de atuar.

No comércio de rua, o pequeno e médio comerciantes devem expandir os produtos em sua vitrine, não ficando apenas num produto. Roupas devem ser seguidas com acessórios variados, informática com eletrônico, brinquedos com tablets, calçado com roupa esporte etc. Empresas (micro, pequenas e médias), do setor metalmecânico, devem passar a fabricar produtos para outros setores, como a linha branca (freezer, máquinas de lavar roupas e louças, geladeiras), talheres, hélice de liquidificador e ventilador, material para construção civil etc.

As do setor do plástico devem expandir seus produtos nos mais variados itens desse material (sacos plásticos, cabides, baldes, estantes e armários etc). Esperar ajustes na economia para aquecer as vendas é ser inerte na inovação!

Apresentei ao Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) de Santo André formas para as empresas inovarem, passando a produzir outros materiais, onde, inclusive, há diferenças gritantes no percentual de tributos (para produtos), o que incentivou o empresário a mudar.

Viver apenas num setor (automóveis) leva o empresário a limitar-se ao mercado aquecido, quando, na verdade, sua empresa continua bem ativa, fabricando outros produtos para novos mercados, não ficando restrita apenas a um setor.

Assim também ocorre no comércio. A mudança vem por meio de uma assessoria com projeto elaborado com estudo nas áreas de tributos, administração, vendas e mercado, o que dá suporte para a inovação necessária.

Na verdade, com esse projeto abrem-se novos horizontes aos empresários e comerciantes que até então sempre se concentraram num mesmo ramo, onde as montadoras, no caso das autopeças, esfolam o empresário. E, e com esta abertura de novos fluxos de produtos, este sai dessa dependência. O caminho existe, basta querer inovar!

Erick Rodrigues Ferreira de Melo e Silva é advogado e consultor empresarial.


Palavra do leitor

Nepotismo
Tenho lido constantemente notícias sobre desentendimento entre a primeira-dama e secretária de Orçamento e Planejamento Participativo de São Bernardo, Nilza de Oliveira, com comissionados, secretariado etc. Gostaria de entender, pois até onde sei, empregar parentes é contra lei e tem o nome de nepotismo. Essa senhora nem deveria ter cargo remunerado dentro da Prefeitura. Então, cadê as autoridades, que não veem isso? Que não põem ponto final nesses abusos e descumprimento da legislação? Se este País quer ser respeitado, está na hora de esses políticos darem o exemplo, respeitando e cumprindo as regras e leis.
Vinny Cunha
São Bernardo

Dilma
Dilma tem se escondido da imprensa, mandando ministros para relatar o pacote de ‘presentes’ para os que nela votaram. Será que tal atitude deve-se ao medo de mostrar a cara perante os eleitores que depositaram suas esperanças em novo governo que, por sinal, está muito pior que o anterior? Qual a importância de sua presença na Bolívia para posse de Evo Morales em detrimento à conferência em Davos, onde ministro teve que representá-la? Presidente, pare de viajar tanto e comece a governar, pois estamos cansados de custear combustível para suas viagens e férias!
Lúcia Calvitti Rodrigues
Santo André

AES. Sempre!
Registro minha reclamação contra a AES Eletropaulo. A rua onde moro está às escuras desde o dia 13. Foi aberto protocolo no dia 14 para troca de cartucho que se encontra queimado. Pois bem, a data limite para a execução desse serviço, segundo o departamento de iluminação pública de São Bernardo, expirou no dia 21. Conforme informações da atendente, a AES Eletropaulo foi notificada nesse mesmo dia. Faz-se necessário atender com urgência, pois após as 20h essa rua fica totalmente às escuras, um risco para quem precisa sair ou está chegando. AES Eletropaulo, por favor, cumpra seu papel.
Arassari Isabel Boff Quintella
São Bernardo

Congratulações
Registro minhas sinceras congratulações à coronel Cláudia Rigon pela brilhante atuação de sua gestão na Polícia Militar/CPA/M6 (Comando de Policiamento de Área Metropolitano 6), onde contribuiu de forma brilhante com o desenvolvimento de Santo André e demais municípios em prol de melhor Segurança pública. Desejo sucesso a ela na próxima jornada e boas-vindas ao novo comandante, e que possa dar continuidade aos trabalhos. Que deus abençoe vocês e todos os militares.
Edson Campelo
Santo André

Contrariedades
A candidata a presidente Dilma disse que os preços no País não aumentariam ‘nem que a vaca tussa’. A vaca tossiu, e já está com tuberculose. Tudo que disse que não faria está acontecendo, inclusive aumento de preços, apagão, desemprego. As pessoas de bem do Brasil real, os trabalhadores, não os aloprados, têm de lutar para salvar o País desses petralhas.
Ariston Matos de Oliveira
Santo André

Parabéns
Estão de parabéns a Acisa e a Prefeitura de Santo André pelo belo espetáculo de domingo, dia 14 de dezembro. Nossa árvore ficou simplesmente linda! Gostei muito de ver as crianças se apresentarem novamente, afinal, quando pequenos, participam de alguma festa, principalmente na época de Natal, tudo fica mais alegre e mais bonito. Parabéns aos maestros e ao Diário pela cobertura. Tudo muito bom! Pediria às pessoas que assistam a uma orquestra para que ouçam com atenção, ao invés de conversarem todo o tempo. Educação faz bem para todos. Obrigada.
Aparecida Martins de Araujo
Santo André




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;