Diarinho Titulo
Por que o estômago ronca quando temos fome?

A barriga de alguns animais também faz barulho quando ficam muito tempo sem se alimentar

Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
03/08/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


O ronco é como alerta de que o organismo precisa de alimento. Ao ficar muito tempo sem receber comida, o estômago produz maior quantidade de ácido e a boca começa a salivar. Junto da saliva, engolimos ar, que se mistura com o movimento do suco gástrico (líquido que ajuda na digestão), fazendo barulho e dando a sensação de que está roncando. Não é normal sentir dor. Se isso acontecer, tem de procurar o médico. 

No entanto, o barulho mais comum produzido pelo sistema digestivo é o borborigmo. Também conhecido como rugido ou barulho estomacal, é o som da contração dos músculos gástricos e intestinais. Em geral, ocorre durante a digestão. 

CAMINHO DO ALIMENTO - A comida percorre caminho longo pelo sistema digestivo. O processo começa com a mastigação. Os dentes trituram o alimento e a língua o empurra pela garganta. Em seguida, passa pelo esôfago, tipo de tubo que vai até o estômago, onde ocorre a digestão. Lá, o suco gástrico dissolve a comida.

A viagem continua pelo intestino delgado, onde os nutrientes mais importantes são absorvidos. O que não é aproveitado vai para o intestino grosso e é eliminado como cocô. O processo leva cerca de seis horas.

BICHOS - A barriga dos animais também ronca quando estão com fome. Em geral, acontece com mamíferos, como cães, macacos e cavalos. Assim como as pessoas, ficar muito tempo sem comer aumenta a quantidade de suco gástrico no estômago. Isso estimula a contração do órgão, que se mistura ao ar e faz barulho.

Alimento dá energia

O alimento é importante para que o corpo produza a energia que iremos gastar com as tarefas do dia a dia, como brincar, ir à escola, estudar, entre outras atividades. O ideal é comer a cada três horas e, em geral, fazer seis refeições por dia: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. Se ficar muito tempo sem se alimentar, o organismo achará outro modo de gerar energia, utilizando substâncias dos músculos e gordura.

Muita gente não gosta de comer assim que acorda, mas a primeira refeição do dia é a mais importante, pois fornece energia para todas as tarefas. Deve ser composta por leite ou derivados, cereais e frutas. 

Recomenda-se comer diariamente nutrientes e proteínas, que ajudam no crescimento durante a infância e adolescência. Também é indicado consumir carne vermelha três vezes por semana, alternando com frango e peixe (ou trocá-la por outras fontes de proteínas, como cereais). 

Lembre-se de não exagerar em lanches, salgadinhos, refrigerante e guloseimas, que têm muita gordura e açúcar. 

Saiba mais

Sentir mais fome no inverno é comum porque o organismo precisa armazenar bastante energia para brincar, estudar, fazer as tarefas e manter o corpo aquecido.

Quem perguntou?

Guilherme Souza Tomé, 10 anos, de São Caetano, acredita que o estômago nos avisa quando está na hora de comer. “Começa a fazer barulhos porque está com fome.” O garoto aprendeu que faz mal ficar muito tempo sem se alimentar. “Precisamos fazer refeições a cada três horas para crescer e ganhar força.”

Consultoria de Ethel Zimberg Chehter, professora de Gastroenterologia da Faculdade de Medicina do ABC, e do biólogo Guilherme Domenichelli.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;