Política Titulo
Significado dos símbolos dos partidos
Juliana de Sordi Gattone
Do Diário do Grande ABC
06/08/2006 | 09:40
Compartilhar notícia


A falta de criatividade dos partidos políticos não está restrita somente à ala das propostas. No quesito marca, também ficam a desejar. Ao analisar visualmente 24 dos 29 partidos registrados no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o professor Mauro Calixta Tavares chegou a essa conclusão. Cinco partidos não tiveram o site encontrado, assim, a logomarca não foi estudada. “O significado simbólico pode variar, mas pode-se considerar que os partidos brasileiros estão divididos em três grupos, segundo a simbologia adotada.” Ele nomeou os níveis de enfoque como siglas com interface no Brasil, com objetivo ideológico (voltados às relações capitale trabalho) e os partidos com abordagens mais específicas.

No primeiro grupo, Tavares concentrou oito partidos: PMDB, PFL, Prona, PSC, PRTB, PSDB, PSDC e PTN. No segundo, um pouco maior, foram 11 (PTB, PDT, PT, PCdoB, PSB, PMN, PPS, PSTU, PCB, PCO, Psol. Por fim, no terceiro, mais restrito, o professor inclui cinco (PL, PRP, PV, PP e PSL). “Os partidos agrupados no grupo ‘Brasil’ possuem predominância das cores da bandeira brasileira, com algumas peculiaridades (veja arte nesta página).

Já na segunda categoria partidária, segundo Tavares, predominam as cores preta, vermelha, branca e amarela. “Essas cores simbolizam a orientação ideológica dos partidos, colocando como antagônicos o capital e o trabalho. Quase todos influenciados por teóricos como Marx, Engels, Lênin e até mesmo por Trotsky.” O especialista aponta o vermelho como símbolo do comunismo.

Para ele, o terceiro grupo é o de maior dificuldade para interpretação, exatamente por apresentarem simbologia específica, sem qualquer vínculo histórico ou nacional.

Algumas interpretações apresentam análises curiosas, caso do PSDB. Para o professor, o tucano – marca da fauna brasileira – é conhecido por esconder o corpo pequeno e deixar apenas o bico desproporcional à mostra, para não dar idéia de sua fragilidade. “O PTN também tem história interessante. Adotou uma vassoura, conhecida marca do ex-presidente Jânio Quadros, para passar imagem de limpeza.”

Para Tavares, a estrela, símbolo do PT, possui luz própria simbolizando a sabedoria e a distinção. “Se fosse um partido de orientação religiosa, poderia simbolizar ainda a presença Divina (que acompanhou os Reis Magos).” Vale lembrar que, embora seja coincidência, a Igreja Católica sempre apóia o PT.

Na marca do PMN, Tavares afirma que o triângulo pode simbolizar a continuação da luta dos Inconfidentes e o 33, a idade de Cristo.

PMDB – Possui sua sigla sobre aparentemente duas toras, uma verde e outra amarela (cores do Brasil). A chama em vermelho brota em meio ao ‘M’. Ela significa energia, vitalidade. A cor preta da sigla dá idéia de força e solidez.

PFL – Logomarca está dentro de um detalhe da Bandeira do Brasil. O PFL e o número 25 em branco compõem essa seqüência de cores de nossa  Bandeira.

PSC – Embora tenha o peixe como logomarca, possui parte das cores da Bandeira Brasileira. O peixe pode significar o início da vida, alimento. No site do partido o seu sentido é outro. Inicialmente, o peixe é acuado por um tubarão. Em seguida, um cardume afugenta o predador dos mares, mostrando capacidade de mobilização.

PRONA – Possui a reprodução das cores e dos formatos geométricos estilizados da Bandeira Brasileira. Apenas o branco está ausente.

PRTB – Bandeira emoldurada em azul e em movimento, tendo o mapa do Brasil como centro e a sigla, abrangendo sua extensão.

PSDB – Apresenta, além das cores, azul e amarelo que se identificam com as do Brasil, uma ave que é tida como a mais brasileira delas: o tucano. Contudo, no folclore nacional, o tucano é uma ave que tem um bico desproporcionalmente maior do que o corpo e, às vezes, tem que mostrar o bico e esconder o corpo para não dar idéia de sua fragilidade.

PSDC – Carece de identidade. Sua logomarca é semelhante ao do PSDB sem a ave.

PTN – Apresenta as cores da Bandeira do Brasil e uma vassoura. Talvez inspirada no símbolo idêntico usado pelo ex-presidente Jânio Quadros para significar limpeza.

PSL – Possui elementos da Bandeira do Brasil, com o centro diferente composto por três círculos.

PTB – Está inscrito em preto, num mapa do Brasil, em preto em vermelho, com uma faixa em branco separando essas duas cores. Ainda hoje o ‘trabalhismo’ está presente na fala dos petebistas.

PDT – Existe porque Leonel Brizola não conseguiu segurar a sigla do PTB, da qual se colocava como herdeiro. É uma mão estendida com uma flor: um aceno afetuoso de aceitação. Sua cor azul destoa do uso das cores predominantes dos partidos deste grupo.

PT – Sigla em branco no centro de uma estrela vermelha. A estrela possui luz própria simbolizando a sabedoria e a distinção. Se fosse um partido de orientação religiosa, poderia simbolizar ainda a presença Divina (que acompanhou os Reis Magos).

PCdoB – Mostra uma clara orientação pelos princípios que governavam o comunismo na ex-União Soviética ao reproduzir os seus símbolos: a foice e o martelo. Ambos representando o operariado e o campesinato usados pelo comunismo soviético. Retrata uma situação de antagonismo com a burguesia.

PSB – Possui as cores vermelha e branca, mas usa a pomba com o ramo de oliveira para simbolizar a paz. Quer indicar que optou por outro caminho: o da democracia, embora de esquerda.

PMN – Usa as cores típicas dos partidos colocados nesse grupo, mas com algumas peculiaridades: o triângulo pode simbolizar a continuação da luta dos Inconfidentes e o 33, a idade de Cristo.

PPS – Simboliza uma bandeira ao vento com sua sigla. É uma dissidência do PCB.

PSTU – Também é uma bandeira ligeiramente modificada, semelhante à do PPS. É outra dissidência, desta vez do PT.

PCB – Além da foice e martelo, usa os principais arquitetos do Comunismo para representar a sua orientação doutrinária: Marx, Engels e Lênin.

PCO – Tem o seu ‘O’ em formato de engrenagem que pode simbolizar o ambiente fabril e ainda simbolizar que seu movimento esta vinculado a outros aspectos. É da linha trotskista.

Psol – Possui elementos que lembram o PCO, sendo que o ‘O’, nesse caso, lembra o Sol, como iluminação e luz.

PL – O azul, por exemplo, que poderia significar firmamento está abaixo do vermelho e sua estrela entre essas duas cores.

PRP – Possui um símbolo bastante comum: a alvorada. O azul representa o céu e o amarelo com seus espectros, o Sol. A Sigla está ao centro do Sol para irradiar o calor e representar essa alvorada.

PV – O Partido Verde corresponde a um círculo um ‘V’ ao centro, manuscritos. É uma forma humanizada de expressão. O “V” possui dois significados: verde e vitória. A cor lembra o verde da natureza.

PP – A idéia é passar equilíbrio ou representar uma pessoa de forma estilizada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;