Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Atila está próximo de sair do PSB
Por Raphael Rocha
21/11/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


O prefeito de Mauá, Atila Jacomussi (PSB), articula sua candidatura à reeleição, a despeito de ter sido preso duas vezes e cassado – medidas revertidas pela Justiça. Tem ido às ruas, adotado ações populares, evitado conflitos com os vereadores (que haviam referendado o impeachment dele, em abril). E, dentro das discussões de eventual candidatura à reeleição, passa a saída do PSB. Interlocutores do prefeito dizem que é quase certa sua desfiliação da legenda. O ex-governador Márcio França, cacique do PSB paulista, esteve recentemente no Grande ABC duas vezes, e em nenhuma delas foi visitar Atila – na última, em São Bernardo, sequer convidou o prefeito mauaense para almoço de apresentação de pré-candidatura de Leandro Altrão à Prefeitura são-bernardense. Depois de passagens por PV, PPS (hoje Cidadania) e PCdoB, Atila se filiou no PSB em março de 2016, justamente para concorrer ao Paço mauaense naquele ano.

Possibilidade
Um dos destinos cotados para o prefeito de Mauá, Atila Jacomussi (PSB), é o DEM. Na cidade, o DEM tem como figura mais importante o vereador Manoel Lopes. E o parlamentar esteve, justamente nesta semana, com o vice-governador Rodrigo Garcia, cacique do DEM paulista. O democrata mauaense confirmou que o cenário eleitoral de 2020 permeou a conversa, mas que ele aproveitou a visita para protocolar pedido de melhorias na cidade, como “construções de creches, programa de regularização de áreas, implantação de restaurante popular no Jardim Zaíra, recursos para infraestrutura e coberturas de quadras poliesportivas em escolas estaduais”.

Exposição
O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), inaugura hoje exposição no 19º andar, a partir das 18h, que resgata toda história do Paço, que neste ano completa 50 anos de funcionamento. Serão fotos que contarão a história da sede do Poder Executivo, localizado no Centro da cidade. São imagens extraídas do Centro de Memória municipal, com o início da obra, em 1964, até o término do prédio. Curiosamente não houve uma inauguração formal da estrutura, cuja obra passou pelos prefeitos Lauro Gomes de Almeida, Hygino Baptista de Lima e Aldino Pinotti. Morando também lembrará que, neste ano, com o término da construção do Piscinão do Paço, o espaço foi devolvido integralmente à população.

Por pouco
Recentemente indicado como líder do governo de Atila Jacomussi (PSB) na Câmara de Mauá, o vereador Bodinho (PRP) quase sofreu sua primeira derrota no novo posto. O oposicionista Marcelo Oliveira (PT) buscou emplacar requerimento indigesto ao Paço, tratando sobre as taxas de água e esgoto, movimento imediatamente rechaçado pela base. Mas o petista, perto do fim da sessão, percebeu que muitos governistas haviam abandonado o plenário. Solicitou à assessoria confeccionar outro requerimento delicado à Prefeitura e pediu para colocar em votação. Bodinho, percebendo a possibilidade de revés, ligou às pressas para os colegas. Deu tempo para evitar um desastre no debute como líder. Mas foi por pouco.

À vontade
Nesta semana, esta coluna mostrou que a classe política em peso compareceu à final da Copa Paulista, vencida pelo São Caetano, no sábado. E, na parte engraçada das discussões no Anacleto Campanella, chamou atenção o visual adotado pelo ex-vereador Gilberto Costa, de São Caetano. Potencial candidato ao Legislativo no ano que vem, Gilberto apareceu no estádio vestindo bermuda e chinelo, transitando pela classe política, por dirigentes do clube e por torcedores.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.