Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Memória
>
COLUNA
O momento nobre do futebol andreense

Clubes olham o passado, registram o presente e são premiados em sessão solene

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
17/10/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


Olhem o troféu nas mãos do fotógrafo e cinegrafista Fernando Villafranca. Um prêmio a sua competência, tenacidade e amor à memória, de tantos filmes rodados, de tantos vídeos recuperados com episódios da história do Grande ABC e fora do Grande ABC, numa carreira que ultrapassa 50 anos.

Troféu semelhante foi distribuído na noite do futebol de Santo André, iniciativa do vereador-esportista Zezão, vivida na Câmara Municipal em 13 de agosto último.

Fernando Villafranca não pôde participar da sessão. Por isso, o troféu foi a ele entregue no estúdio do DGABC TV, quando mais uma vez nosso entrevistado discorreu sobre a importância do registro cinematográfico da memória.

O programa se transforma num documento histórico, pois traz um filme de 1950 – raríssimo – em que o Dia do Atleta de Santo André é celebrado pela primeira vez, iniciativa do então presidente da Liga de Futebol, Paschoalino Assumpção. 

O filme foi trazido à Memória por Ricardo Assumpção, filho do saudoso Sr. Paschoalino. A sessão solene reproduz um vídeo recente, de esportistas atuais que saúdam o futebol de várzea da cidade.

Entre os homenageados com o troféu está o massagista Miguel de Oliveira, revelado em Santo André e que fez história na Academia da Sociedade Esportiva Palmeiras.

Memória participou da sessão da Câmara, presidida pelo vereador Minhoca, e propôs que os atuais dirigentes do nosso futebol recuperem a data do Dia do Atleta Andreense, que é o 15 de agosto – iniciativa dos antigos, liderados por Paschoalino Assumpção.

Nota – O Dia do Atleta – 15 de agosto, não esqueçam! – foi oficializado pela lei municipal número 649, de 22 de novembro de 1951.

Há 60 anos. A noite do esporte da cidade

Às 20h do dia 17 de outubro de 1959 eram iniciados em Santo André os primeiros Jogos Abertos do Interior sediados no Grande ABC. 

Naquela noite, o prefeito Pedro Dell’Antonia inaugurou o ginásio que leva o seu nome e a primeira piscina olímpica da cidade.

Sessenta anos depois, o Pedro Dell’Antonia permanece como o principal espaço esportivo coberto da cidade e o conjunto de piscinas ao lado é igualmente dos mais frequentados.

A CCO (Comissão Central Organizadora) dos JAI de 1959 foi coordenada pelo esportista Nestor Pacheco. Inscreveram-se 112 cidades, de nove Estados, num total de 4.500 atletas. 

Uma das novidades foi o torneio de atletismo no período noturno, com disputas na pista da Laminação Nacional de Metais, especialmente preparada para a ocasião.

O prefeito discursou. Saudou os visitantes. O show de abertura ficou por conta de alunos da cidade.

Colegiais da Escola Técnica Industrial Julio de Mesquita apresentaram danças regionais. Elas foram dirigidas pela professora Ruth Leme da Veiga.

Alunos do Instituto de Educação Américo Brasiliense fizeram demonstração de ginástica, sob a direção do professor Paulo Rezende.

Seguiu-se o congresso técnico. Dia seguinte, em 18 de outubro de 1959, começaram as competições. 

Diário há 30 anos

Terça-feira, 17 de outubro de 1989 – ano 32, edição 7198

Manchete – Suspeitos de crime morrem linchados no Recanto Vital Brasil, em Mauá 

Santo André – Prefeito Celso Daniel inaugura pista de skate sobre o Córrego do Cemitério.

Trânsito – Placas terão três letras nos carros novos.

Em 17 de outubro de...

1914 – A guerra. Manchete do Estadão: possibilidade de uma próxima batalha decisiva na França. Apreensão de uma estação radiotelegráfica; batalha naval em águas da

Holanda.

Em Ribeirão Pires, jogam Aliança e Ribeirão Pires FC. A equipe Aliança, da Capital, partirá para Ribeirão no trem das 8h40.

1919 – Jarbas Chiatto nasce em Bragança Paulista. Forma-se ferroviário como aprendiz da Estrada de Ferro São Paulo Railway, a SPR, ou Inglesa, no Ramal Bragantina. Em 1945 é transferido para a Estrada de Ferro Santos a Jundiaí e fixa residência em Santo André. Aposentou-se com chefe da Estação Luz em 1969. Falecido, deixa a mulher, Minalda (hoje com 100 anos), e as filhas Dalva Lúcia, Liriam e Isabel.

1924 – Fundado o Flor do Mar Futebol Clube, na Vila Assunção, em Santo André.

1934 – Criado o Distrito de Paz de Mauá.

Municípios brasileiros

Celebram aniversários em 18 de outubro:

- Em São Paulo, Pontal

- Em Sergipe, Feira Nova e Neópolis

Fonte: IBGE.

Santos do dia

- Notelmo




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.