Memória Titulo Memória
Mestre, hoje é o seu dia. O que mudou?

Hoje, as escolas, públicas e particulares, possuem grades de ferro em todas as dependências

Ademir Médici
15/10/2017 | 07:08
Compartilhar notícia


Dia do Professor. Criado pelo decreto 52.682, de 14-10-1963. Marca a data em que o imperador Pedro I emitiu, em 15-10-1827, o decreto que legisla sobre o ensino das primeiras letras no Brasil. O decreto mandava criar escolas de primeiras letras em todo o País.

Há 100 anos, o primeiro grupo escolar do Grande ABC, no Distrito de Santo André, vivia seus primeiros anos e os professores lutavam por um galpão que protegesse os alunos do sol e da chuva na hora do recreio.

Hoje, as escolas, públicas e particulares, possuem grades de ferro em todas as dependências. Parecem prisões. A falta de segurança alcança professores, alunos e diretores. Não é raro o noticiário trazer notícias de que alunos agridem os mestres, imaginem!

“Ser professor é muitas vezes mais que exercer uma profissão. O extenuante exercício diário, falta de compensação financeira e péssimas condições de trabalho transformam a prática em verdadeiro sacerdócio.”
Cf. Marli Barbosa, jornalista, em reportagem sobre o Dia do

Professor publicada pelo Diário há 30 anos.
“A vida do professor é um quadro negro,”
Cf. professora Glorinha, numa lousa em miniatura com esta inscrição que carregava nas passeatas dos professores anos atrás.

Em 1986, o Dia do Professor foi comemorado mais com discussões do que com homenagens. Lutava-se pelo piso salarial da categoria.

E há 30 anos, para ilustrar a matéria da Marli Barbosa, a repórter Vânia Del Poio fez um verdadeiro ensaio fotográfico de uma escola estadual localizada no meio da favela do Oratório, em Mauá.

As salas de aulas eram de madeira ou contêineres metálicos. Duas professoras foram entrevistadas, Refina Rocha e Risonita Fabrício Martins.

Escreveu Marli: “Para os professores, mais importante que ensinar as disciplinas normais é dar algum sentido à vida de crianças e adolescentes, tão carentes que chegam a passar fome, vão à escola de chinelo ou descalços e não podem comprar um simples caderno ou lápis”.

E mais: “Para as crianças, o mestre se transforma em protetor, mãe, pai e amigo e o respeito e carinho é visível, mesmo nas carinhas mais tristes”.

Gente, um relato de 1987, apenas 30 anos atrás. Miséria, sim. Condições insalubres nas escolas, sim. Mas não havia notícia de que um aluno havia batido na professora. Nem se discutia a questão do gênero em sala de aula.

Em 1987, relata Marli, as professoras da escola do hoje Jardim Oratório se queixavam da Prefeitura de Mauá. Haviam pedido um ônibus para levar os alunos ao Jardim Zoológico. E o pedido não era atendido, diferentemente das escolas do Centro e dos bairros mais nobres, estas atendidas. Sempre.
Por que a diferença? – indagavam...

Santos do dia
Santa Teresa D'Avila, a Teresa de Jesus (Ávila, Espanha, 1515 – 1582). Reformadora e doutora da Igreja. Da sua obra: “O caminho da perfeição”, “Pensamentos sobre o amor de Deus” e “O castelo interior”. Considerada a Padroeira dos Professores.<TB>
Eutímio
Tecla de Kitzingen

Diário há 30 anos
Quinta-feira, 15 de outubro de 1987 – ano 30, edição 6573
Manchete – Governo elabora lei sobre lixo atômico.
Indústria – Ford mantém investimentos e anuncia o automóvel ‘Nevada’ para 1989.
Memória – Foto registra a formatura de 1948 dos alunos do Grupo Escolar Dom José Gaspar, o mais antigo de Ribeirão Pires: solenidade realizada no Cine Brasil.
Futebol – EC Santo André corria o risco de punições por não ter viajado para Itumbiara, em Goiás, onde estrearia no Campeonato Brasileiro, Módulo Azul. Poderia perder os pontos por WO, o primeiro da história do clube. O Itumbiara entrou em campo, assim como o trio de arbitragem.

Municípios brasileiros
Celebram seus aniversários em 15 de outubro:
Em São Paulo, Ilha Solteira
Em Minas Gerais, Alfenas e Boa Esperança
No Pará, Bennach
No Ceará, Caucaia
No Rio Grande do Norte, Currais Novos
No Amazonas, Partintins
No Espírito Santo, Santa Teresa
Fonte: IBGE

Em 15 de outubro de...
1917 – Francisco de Almeida Garret deixa a direção do semanário O Município de S. Bernardo, que era editado no Distrito de Santo André.
A guerra. Do noticiário do Estadão: desembarque de tropas alemãs em ilhas russas.
1937 – Falece Teodoro Sampaio, engenheiro, geógrafo, etnógrafo e historiador, autor de ‘São Paulo no século XIX’, estudo onde cita várias informações sobre o antigo Município de São Bernardo, hoje Grande ABC.
1977 – Professores Eliseu Fedri e Antonio Lapatte Neto, de Santo André, homenageados com o título de sócios beneméritos pelo Sindicato dos Professores. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;