Setecidades Titulo São Bernardo
Morre rapaz confundido com gay
Daniel Macário
Especial para o Diário
03/06/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Gustavo Guazelli, 33 anos, não imaginava que o gesto simples de abraçar seu amigo Vanderly Pereira Pessoa, 34, despertaria a ira de um caminhoneiro que passava pela região central de São Bernardo. Os dois foram confundidos com casal gay e, segundo Pessoa, ofendidos com palavras homofóbicas na madruga de sábado, quando se dirigiam a um posto de gasolina para comprar cigarros. Guazelli morreu no local ao ser atropelado pelas rodas traseiras do veículo, enquanto seu amigo conseguiu sair ileso.

Segundo a PM (Polícia Militar), os dois estavam no bar Rota do Açaí, na Rua Piagentini, esquina com a Avenida Senador Vergueiro, comemorando o aniversário da vítima, que tinha uma banda. Durante a pausa de uma música, ambos notaram que o cigarro havia acabado. Ao se dirigir ao posto de gasolina onde iriam comprar o produto, os dois foram surpreendidos com xingamentos de caráter homofóbico feitos por um caminhoneiro que passava no local.

Sem entender, Guazelli se dirigiu à cabine do motorista, mas teria sido surpreendido por ameaça de agressão com barra de ferro. Protegido pelo amigo, o rapaz conseguiu se esquivar mas, ao tentar sair da rota do caminhão, se desequilibrou e acabou sendo atingido de forma fatal pelo veículo. A vítima, que não tinha filhos, deixou sua mulher antes mesmo de completar um ano de casado. A união foi oficializada em outubro.

Segundo a PM, o caminhoneiro Wilson Romão Batista, 53, foi encontrado na casa da irmã, no Parque dos Pássaros, também na cidade. O suspeito alegou não ter visto a vítima e somente ter reagido ao avistar dois indivíduos estranhos que estariam com uma barra de ferro. O caso foi registrado no 3º DP de São Bernardo, onde Batista foi indiciado por homicídio qualificado consumado.

Para o presidente da ONG ABCD’S (Ação Brotar pela Cidadania e Diversidade Sexual), Marcelo Gil, a ocorrência mostra mais uma vez a necessidade de se criar políticas direcionadas à população LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). “Neste caso a situação tem agravante. O Gustavo foi confundido com homossexual por estar abraçado com seu amigo. Cada vez mais percebe-se o aumento dos casos de homofobia na região. São necessárias leis para combater o problema.”

Gil aproveitou para lembrar que, com o tema Eu nasci assim, eu cresci assim, vou ser sempre assim: respeite-me!, acontece no domingo a 19ª edição da Parada do Orgulho LGBT da Capital. A concentração é na Avenida Paulista, a partir das 11h, e uma das bandeiras é exatamente a existência de políticas públicas voltadas ao grupo. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;