Internacional Titulo
Para FBI, Ben Laden comandou seqüestro no Iêmen
Do Diário do Grande ABC
03/01/1999 | 15:54
Compartilhar notícia


O Birô Federal de Investigaçoes norte-americano, o FBI, têm provas de que os seqüestradores de turistas ocidentais no Iêmen foram treinados nos campos dirigidos pelo islamita Ussama Ben Laden, informa neste domingo o jornal britânico Sunday Telegraph, baseando-se em um informe divulgado sábado. Dez agentes do FBI, enviados na semana passada para o Iêmen para investigar as circunstâncias da norte de quatro turistas durante uma tomada de reféns, acham que essa operaçao foi um ato de vingança em funçao dos ataques aliados contra o Iraque no início de dezembro.

A intençao dos extremistas era ``proteger' o presidente Saddam Hussein com a ameaça de matar os reféns caso o Iraque fosse atacado de novo. Laden é acusado pelos Estados Unidos de ser o cérebro dos sangrentos atentados cometidos contra suas embaixadas no Quênia e na Tanzânia, em agosto do ano passado.

Para diplomatas e analistas, no entanto, o ato do grupo islamita tem mais a ver com um conflito interno do que com uma operaçao do terrorismo internacional, ao contrário do que afirmam o FBI e as autoridades iemenitas. ``O governo iemenita tenta salvar sua pele e o único meio de sair desse desastre é mostrar os seqüestradores como monstros', analisou o jornal independente Yemen Times.

Outros analistas explicam que os turistas foram seqüestrados por causa de uma disputa entre o governo e os islamitas sobre as condiçoes de desmantelamento de seu grupo e sua integraçao no exército ienemita e que, por isso, os reféns tinham mais valor vivos do que mortos. O grupo seria uma das cinco ou seis organizaçoes islamitas formadas com o apoio das autoridades de Sanaa até 1993 para semear discórdias no Sul, antes da guerra civil que explodiu um ano mais tarde.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;