Economia Titulo Tradicional
Segundo centro de compras da região completa 30 anos
Flavia Kurotori
Especial para o Diário
23/11/2017 | 07:17
Compartilhar notícia


Trinta anos atrás nascia o Shopping Grande ABC, em Santo André. À época, a rede de lojas de departamento Mappin, juntamente com a Fundação Banco Central de Previdência Privada e a Caixa de Previdência do Banco do Brasil investiram cerca de US$ 50 milhões – aproximadamente Cz$ 3 bilhões na época ou R$ 15,6 milhões nos dias de hoje – na empreitada que levou dois anos para ficar pronta.

No dia de sua inauguração, o complexo de compras que contava com a âncora Mappin e outras 31 lojas recebeu 60 mil visitantes. A mudança para Shopping ABC foi feita em agosto de 1996, quando houve a reinauguração do espaço com mais 142 lojas, além de outras âncoras como C&A e Riachuelo.

“O Shopping ABC carrega toda a carga do Mappin. Os clientes têm vínculo emocional com o local e sempre será assim”, avalia Joyce Fabbrini, gerente de marketing do centro de compras. “Ele (o shopping) veio para somar, pois a região era carente de alternativas de consumo.”

Dentre os objetivos do ‘antigo Mappin’, como é chamado pelos moradores da região até os dias de hoje, está consagrar-se como polo de compras das sete cidades. “Buscamos constantemente por marcas e opções de lazer que atendam às necessidades dos consumidores”, diz Joyce. “Nosso público é fiel. Para se ter ideia, cada cliente visita o shopping duas a três vezes na semana.”

A expansão do espaço não faz parte do planejamento do empreendimento, uma vez que o plano diretor da cidade não permite o crescimento vertical das instalações e não há espaço para crescer horizontalmente. “Mas, em 2018, teremos mais três restaurantes, uma loja cujo nome não foi divulgado e uma Mineso, que já estão garantidas”, afirma ela, destacando que o objetivo é atrair novos fregueses adaptando o mix conforme a demanda.

O Shopping ABC não divulga a quantidade de visitantes ou o faturamento por questões estratégicas, já que possui capital aberto. Atualmente, há no espaço em torno de 260 lojas – 38,7% a mais do que em sua inauguração, quando havia a concorrência apenas do Shopping Metrópole, em São Bernardo, aberto em 1980. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;