Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Dia do Marceneiro
Do Diário do Grande ABC
19/03/2018 | 12:20
Compartilhar notícia


Artigo

Hoje é celebrado o Dia do Marceneiro, profissional responsável por unir criatividade, beleza e técnica no desenvolvimento de objetos em madeira, principalmente de móveis. Com a evolução do mercado em que atua, novas tendências surgem o tempo todo, o que faz com que ele precise de constantes capacitações e atualizações.

Para se ter ideia sobre a importância da busca por novidades, atualmente existem escolas de design em marcenaria, para que os profissionais possam atender aos consumidores, que, por sinal, também estão cada vez mais exigentes – quando se trata de móveis, as pessoas desejam produtos personalizados, exclusivos.

Além da busca por capacitação, outras orientações são importantes para que o marceneiro tenha dia a dia de trabalho eficiente, produtivo e, acima de tudo, seguro. Confira a seguir:

– Use sempre EPIs: é fundamental o uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individuais), como calçados reforçados, luvas confortáveis, óculos, protetores auriculares e cintos para o transporte das ferramentas menores (trenas, esquadros e material de marcação);
– Tenha cuidado com as ferramentas elétricas: não se esqueça de manusear as ferramentas elétricas (como serras e tupias) com muita calma, sem pressa, pois o uso incorreto pode ocasionar graves acidentes;
– Organize o ambiente de trabalho: além de facilitar a localização, saber o local de cada item também ajuda a visualizar possíveis pontas que podem machucar. Lembre-se de que a desorganização impacta no desempenho. Ter espaços livres para trabalhar e as ferramentas sempre guardadas em seus devidos lugares são atitudes que ajudam na praticidade e na eficiência do serviço;
– Confira o estado das ferramentas antes do trabalho: além de proteger o profissional, equipamentos bem conservados potencializam a produtividade, pois fazem com que a operação não seja interrompida para ajustes inesperados;
– Organize o fluxo de trabalho: também é importante entender como será o processo da produção do móvel. Para isso, observe quais serão as etapas e identifique quais ferramentas e maquinários serão utilizados em cada uma delas;
– Entregue no prazo: estabeleça agenda ou roteiro para melhor organizar os prazos de entrega, de acordo com o combinado com os clientes. Dessa forma, o marceneiro não corre o risco de perder a credibilidade;
– Respeite o projeto do cliente: entregue o produto exatamente como foi descrito no projeto. Caso precise fazer alguma alteração, é fundamental alinhar com o cliente para não gerar desconforto.

Dermival Poçan é coordenador técnico de produto da Irwin.

Palavra do leitor

Lenga-lenga
O ministro das Cidades, Alexandre Baldy, determinou a revogação de resolução do Contran sobre cursinho para renovação de CNH em todo o País (Setecidades, ontem). Curso este que custaria alguns reais a todos os motoristas. A quem ele pretende enganar com a lenga-lenga de que o governo não quer dificultar a vida do povo? Sabemos que isso foi apenas mais uma atitude para azeitar a péssima popularidade do presidente Michel Temer e ajudar na sua intenção de candidatar-se à reeleição. Após as eleições, com a derrota do presidente, a resolução volta a ser discutida e poderá ser aprovada. No meio do caminho, um desmiolado qualquer inventa mais uma taxa absurda para, dias depois, o governo, na sua imensa bondade, revogar e posar de paladino da justiça. E assim vamos andando, um passo à frente e dois para trás.
Manoel Henrique A. Silva
Santo André

Ribeirão
Construíram a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Ribeirão Pires em local de difícil acesso aos munícipes. Só existe transporte público na redondeza, portanto, inexiste transporte específico. O munícipe doente é obrigado a andar muito, ou se arrastar ou, ainda, ser arrastado para ser atendido. Procure usar o sanitário do posto de Saúde do Centro, ao lado da Câmara. Tiraram o mictório de aço inox da parede. E só há dois vasos sanitários. Ouvi dizer que o prefeito não gosta de mictório de parede. Nos fundos do supermercado Extra (velho) existe ponto de táxi e vários comércios de alimentos, desde a pastelaria até a estrada de ferro. Colocam caixotes com cobertores para abrigar cães vadios nesses locais. Em um domingo fui almoçar com minha família em restaurante do lugar e sofremos ataque de um dos cães. O município possui Secretaria de Saúde e Higiene e Vigilância Sanitária? Ou são só de ‘fachada’. Antes de criticar ou repudiar esta minha manifestação, vá pelo menos tentar usar o banheiro da enorme e magnífica Rodoviária da Estância Turística de Ribeirão Pires. E que DEUS te proteja!
Antonio Louro
Ribeirão Pires

Taxa do lixo
O prefeito Auricchio e vereadores aprovaram o absurdo aumento da taxa do lixo, descarado assalto ao bolso do munícipe. O Saesa, obedecendo mais uma lei nacional insensata e imoral como tantas outras, quadruplicou o valor que o DAE nos cobrava. Casa pequena, mesmo temporariamente sem morador, portanto sem lixo, em 2017 pagou R$ 750 e agora paga R$ 3.000 porque o terreno mede 500 m². É sabido que grande parte dos impostos falta para Educação, Saúde, transporte e Segurança, porque paga inaceitáveis privilégios do poder público, inchado em todos os níveis, ou vira propina em mãos de políticos corruptos e hipócritas, que, insaciáveis, nos cobram esse valor excessivo que terá o mesmo destino. E já que se fala tanto em transparência, precisamos saber os nomes dos vereadores que votaram pela aprovação desse traiçoeiro e descabido aumento. Em campanha, promessas e tapinhas nas costas; eleitos, traições. São mesmo muito caras de pau! Fora com eles!
Nilson Martins Altran
São Caetano

Diocese x batismo
Gostaria de saber do bispo da nossa Diocese de Santo André, dom Pedro, o porquê de cada paróquia, da mesma diocese, ter suas próprias regras para o sacramento do batismo. Deparei-me, entrando em contato com algumas paróquias, que cada uma define suas próprias regras: uma só batiza de sábado, outra escolhe os domingos do mês que o faz, uma diz que para batizar nela tem de ser morador do bairro, outra só passa informações de batizado pessoalmente no dia e hora determinados pela pastoral. Algumas têm que ser feito o curso no mínimo uma semana antes da data do batizado e, enfim, outra diz que pode ser feito o mesmo curso no dia do batizado duas horas antes da missa. A única coisa em comum é o pagamento da taxa de batismo! Fica como sugestão a unificação de regras e informações, onde todas as paróquias, da mesma diocese, a seguissem, assim evitaria essa quantidade imensa de informações e regras.
Thiago Scarabelli Sangregorio
São Bernardo

Magistrados
Ao ler o Artigo do doutor Fernando José da Costa neste Diário (Opinião, dia 13), confesso que estou chorando até agora ao saber que esse pessoal que está para perder o auxílio-moradia (e é o que todos esperamos) praticamente vai morrer de fome. Qual é? Espírito de corpo existe em qualquer profissão, mas aí já é demais, não é? Com todo respeito à sua opinião. Um abraço.
Elio Olavo do Carmo
Mauá

Renovemos
Como é que um País que pretende passar imagem de dignidade e respeito tem em suas fileiras políticas um ministro que não sabe de onde veio nem para onde vai, como é o caso do senhor Carlos Marun? Só se o povo brasileiro perdeu a noção do que é certo ou errado. Pois, caso contrário, não temos que lamentar se não soubermos separar o joio do trigo. Portanto, que Deus ilumine a mente do povo brasileiro para que não se deixe enganar por esses políticos que ‘conseguem tirar a meia sem tirar o sapato’. Está chegando a hora da renovação. E tem velho e atual ditado que prega que quanto maior a árvore, maior é o tombo. Então, vamos plantar (políticos) bons, para que possamos cobrar (frutos de promessas) do que nós plantamos, para não levarmos tombo maior do que nos foi dado. Brasil, terra de ‘ordem e progresso’.
Sérgio Antonio Ambrósio
Mauá 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.