Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Palavra do Leitor
>
Palavra do leitor
E-commerce e do Dia do Consumidor
Do Diário do Grande ABC
15/03/2018 | 12:31
Compartilhar notícia


Se me lembro bem, o Dia do Consumidor, hoje, era data que há três anos passava praticamente despercebida pelo calendário do varejo. Mas para a surpresa do mercado, o evento tem crescido e gerado resultados de vendas animadores para o primeiro semestre. Mesmo com a crise econômica do País, em suas últimas edições a ocasião alcançou crescimento anual de 15% a 18%, com faturamento de, aproximadamente, R$ 265 milhões, segundo a estimativa do e-bit. 

Se mantivermos o mesmo ritmo, este ano essas proporções podem ser ainda maiores no comércio eletrônico. Com a evolução do evento e toda a expectativa do e-commerce em torno da data, é possível considerar que, a longo prazo, tem potencial para se tornar, sim, a Black Friday do primeiro semestre. Há mobilização mais intensa, tanto da parte dos usuários quanto nos preparativos das lojas on-line e redes de afiliados. A partir dessa perspectiva, destaco algumas das principais tendências que podem se consolidar no Dia do Consumidor deste ano:

Maior oferta de cupons de desconto – no último ano, o número de códigos promocionais oferecidos pelas lojas on-line, especificamente para o Dia do Consumidor, cresceu 50% em relação a 2016. A estratégia de disponibilizar os códigos promocionais na ocasião já faz parte das ações de marketing de pequenos e grandes varejistas com o objetivo de atrair novos clientes e aumentar a taxa de conversão na loja. No Dia do Consumidor os cupons costumam gerar até 40% de desconto nos produtos, dependendo da categoria.

Crescimento do marketplace – grandes e-commerces têm aberto cada vez mais espaço para as vendas via marketplace, e há grande possibilidade que esse impacto seja percebido pelo mercado nas ações deste primeiro semestre. A vantagem para os usuários é poder contar com amplo sortimento de produtos oferecidos dentro dessas plataformas. No entanto, a compra de produtos via marketplace requer um pouco mais de pesquisa, pois, mesmo que o item esteja ‘mais barato’ em determinada loja, o valor do frete varia de acordo com a localização de cada fornecedor. Por isso, é importante que o consumidor compare o preço final da compra, para se certificar que está fazendo a melhor escolha.

 Preços mais competitivos – com o aumento de participação de pequenos lojistas via marketplace e maior atenção do mercado para este Dia do Consumidor, a tendência é que a disputa pelo menor preço no e-commerce fique ainda mais acirrada, a exemplo do que acontece na Black Friday, em novembro. Mas, para que isso aconteça de maneira sustentável para as lojas on-line é importante que haja planejamento eficiente para as vendas, incluindo negociação com fornecedores e empresas de logística.

Cesar Zuntini é head de conteúdo e partnership da empresa Cuponomia.

Palavra do leitor

Tiro no pé

Mais um tiro no pé do prefeito de Santo André. Como se já não bastasse o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), agora têm o ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) e outros (Política, ontem). E mais: em quatro anos de mandato, a vice-prefeita nada fez pela cidade, mas agora é comandante da Ouvidoria de Santo André. E ainda trouxe cumpanheru para adjunto. Andreenses, vamos acabar com esse cabidão de empregos na cidade. Deus nos defenda!

Valmir Gabinelli

Santo André

Cabisbaixos 

 Os munícipes de Ribeirão Pires andam de cabeça baixa, pois as calçadas são muito ruins, com inclinações superiores às impostas pelas leis. Mulheres grávidas, as com os filhos de colo, crianças pequenas, possuidores de deficiência e idosos em geral sofrem terrivelmente com esses calçamentos, e as autoridades – que não andam a pé – não conseguem visualizar os problemas. Não é só o calçamento. Há também o problema dos cães e gatos que defecam nas calçadas, nas quais os munícipes necessitam andar de cabeça baixa para evitar de pisar na sujeira.

Antonio Louro

 Ribeirão Pires

Câmara x estagiários

 Soube por este Diário que a Câmara de São Caetano abrirá inscrição para selecionar estagiários (Política, dia 13). Nos dias atuais, onde tudo que tenha alguma relação com a política é motivo de críticas, confesso que no primeiro momento também estranhei a contratação de 12 estagiários pela Câmara, uma vez que geraria mais gastos, e isso vai contra o que venho defendendo, ou seja, a necessidade de reduzir os gastos com o Legislativo. Mas precisamos, como em tudo na vida, ter bom-senso, e ver as coisas por vários ângulos. Ao fazer esse necessário exercício, é possível enxergar aspectos positivos, afinal, serão 12 jovens que terão oportunidade de emprego, coisa rara nos dias de hoje. Ao parabenizar a Câmara pela iniciativa, peço permissão, com o devido respeito, externar minha preocupação com aspecto do processo seletivo: a entrevista, já que em nossa cidade o apadrinhamento tem mais valor do que a meritocracia. Portanto, espero, sinceramente, que todo processo ocorra com muita transparência.

Roberto Canavezzi

São Caetano

Lamentável

 Lamentável a situação em que se encontra Santo André! Ao redor da Fundação Santo André, como debaixo do viadutos próximos, vejo pessoas montarem barracas – muitas delas usuárias de drogas, que assustam estudantes e moradores dos bairros vizinhos. Sou sabedor de que o prefeito não consegue arrumar toda cidade, mas tem departamentos que podem agir nessa situação, pois a cidade está feia e a insegurança aumenta a cada dia. Nossos governantes perceberam o clamor da população e estão dando importância à Segurança. Fica o alerta. E solicito aos responsáveis atenção.

Reginaldo Amaral dos Santos

 Santo André

Valeu, ministro!

 Conforme noticiado, o ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso decidiu, por conta própria, estabelecer regras para concessão de indulto presidencial a presos, ou seja, não poderão ser beneficiados condenados pelos chamados crimes do colarinho-branco, como corrupção, lavagem de dinheiro e tráfico de influência. Embora ele não esteja autorizado nem pela Constituição nem pelas leis, o seu decreto manifesta claramente a vontade popular, pois o infeliz decreto de Temer se destina a beneficiar investigados e condenados por envolvimento em esquemas de corrupção, onde até ele próprio é investigado. A sociedade brasileira agradece de coração ao ministro Barroso por ser um dos mais ativos porta-estandartes contra a corrupção e em defesa da Operação Lava Jato. Valeu, Barroso!

Edgard Gobbi

Campinas (SP)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.