Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Palavra do Leitor
>
Palavra do leitor
Risco invisível
Do Diário do Grande ABC
20/02/2018 | 11:50
Compartilhar notícia


O acúmulo de substâncias encontradas no ar pode ser nocivo à saúde e ao meio ambiente. Desse problema, chegamos à questão da qualidade do ar em ambientes internos. Para se ter ideia, ambientes internos podem ser de cinco a dez vezes piores que os externos em questão de contaminação.

O Brasil está entre os dez maiores mercados mundiais do segmento de ar-condicionado. Apesar de todos os benefícios que essa tecnologia oferece, as doenças que são contraídas por falta de limpeza e de manutenção a esses equipamentos são muito comuns.

Prédios de uso coletivo, como hospitais, são grandes pontos de contaminação. Os micro-organismos encontrados no ar estão em nível muito elevado nesses locais, tornando mais comum as infecções. Sem falar nas escolas, shoppings, hotéis, restaurantes etc. Em lugares com grande circulação de pessoas o risco de doenças ainda é maior. No início do ano, foi sancionada a Lei Federal 13.589, que torna obrigatória a execução de um PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle) de sistemas e aparelhos de ar-condicionado em edifícios públicos e de uso coletivo, com objetivo de eliminar ou minimizar riscos potenciais à saúde dos ocupantes.

A lei se aplica também a ambientes climatizados de uso restrito, que deverão obedecer a regulamentos específicos. Todos os estabelecimentos deverão estar regularizados em até 180 dias, sob pena de multa que poderá chegar a R$ 200 mil.

Hoje, está disponível no mercado amplo portfólio de tecnologias para a medição e descontaminação do ar nos ambientes interno e dos equipamentos de ar-condicionado que, além de atenderem essa nova lei, trazem benefícios aos ocupantes das edificações, ao meio ambiente e à economia.

Essas tecnologias possibilitam que as indústrias planejem seus sistemas de ar-condicionado de maneira a obter o melhor uso deles, que reduzam a mão de obra, o uso de energia e, ainda, que se valham de ambientes mais limpos.

Estudos comprovam que ambientes saudáveis, com boa iluminação, boa qualidade do ar, entre outros fatores, podem gerar aumentos de 8% a 11% na produtividade. Além disso, a correta manutenção desses equipamentos pode gerar economia na conta de luz.

Os benefícios da boa qualidade do ar em ambiente interno são diversos, o que falta são cuidado e conscientização. Mesmo com tantos problemas de bem-estar, doenças respiratórias e desperdício de energia e dinheiro, chegamos ao ponto de que seja necessária lei para garantir a saúde desses locais.

Henrique Cury é integrante da Abrava (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento) e diretor da empresa EcoQuest do Brasil.

Palavra do leitor

Milho aos pombos

 Depois de ler reportagem a respeito do projeto de lei do vereador Anselmo Martins sobre multas a serem aplicadas a quem der alimento aos pombos (Política, ontem), sugiro que ele mesmo faça a fiscalização, pois a cidade de Ribeirão Pires precisa de muitas melhorias, e só falta criar cargos para essa função. Vereador, traga projetos úteis à sua cidade! Procure resolver os muitos problemas que já temos. Boa sorte nos próximos projetos.

Elcio Carvalho

 São Caetano

Meritocracia

 Acho importante agradecer, valorizar e divulgar coisas e pessoas boas da nossa região. Resido em São Bernardo desde os anos 1960. Sou mais um ‘forasteiro’, entre muitos que vieram para cá em busca de vida melhor. Aproveito este espaço democrático deste conceituado Diário para destacar e agradecer o trabalho dedicado e talentoso dos jovens profissionais da webradio masteresporte.com. Nos últimos quatro anos tornei-me ouvinte assíduo desses meninos, ousados e carismáticos. Eles conquistaram o carinho, respeito e credibilidade dos dirigentes, atletas e torcedores das principais equipes esportivas da região, principalmente quando estão cobrindo a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Enchem de orgulho o povo de Bernô City! Além do esporte, a Master toca o melhor do rock’n’roll de todas as décadas, meu ritmo musical predileto. Os jovens comunicadores estão arrebatando milhares de admiradores no Brasil e Exterior. Parabéns e longa vida à masteresporte.

José Machado

São Bernardo

Feliz novo ano!

 Após pagarem todos os impostos inventados por nossos governos nestes primeiros meses, os brasileiros que já estão quites com matrícula, uniforme e vans escolares – e com a gasolina beirando os R$ 5 –, estão à espera de boas-novas. Depois de tantos aumentos, como, por exemplo, energia elétrica e água (sem receber em casa), será que teremos novo rumo nos governos após o exemplo da intervenção no Rio de Janeiro? Todos nós esperamos algo melhor para nosso País! Começaremos o ano a partir de agora? Não podemos mais admitir tanta roubalheira, indústria de multas no trânsito, bancos cobrando taxas de forma absurda e inexplicáveis, combustíveis tão caros e com bombas viciadas! Até quando tantos cargos políticos sem nenhuma utilidade? As Câmaras – municipais e até a federal – estão cada dia mais inúteis. Para que tantos representantes nos diversos legislativos. Diminuam os impostos, as taxas de pedágios, melhorem o atendimento nos hospitais, nos deem mais segurança. Ou pediremos mais intervenções! Se é que isso resolve. Somos roubados de forma acintosa por governos há centenas de anos, mas agora está insuportável! Este é o País das Palmeiras! Não das bananas e ‘dos bananas’!

José Eduardo Zago

Mauá

Privilégio

 O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Dias Toffoli afirmou em conferência nos Estados Unidos que ‘os juízes não devem satanizar a política ou os políticos, porque é a seara do jogo democrático’. Será que o ministro Toffoli, ao pedir vista – 23 de novembro – ao julgamento da ação que pode levar restrição ao foro privilegiado para congressistas não acabou considerando o STF como adepto do satanismo? Se for considerado que a restrição ao foro privilegiado, que já tem oito votos favoráveis, como pode um ministro pedir vista sob alegação de que o Congresso se manifestará a respeito? Pode ignorar o prazo para devolução do processo? Só aqui no Brasil mesmo.

Edgard Gobbi

Campinas (SP)

Injustificada 

 A greve dos ônibus, decretada ontem pelos sindicatos da Grande São Paulo, é demonstração cabal de que o PT continua usando a massa trabalhadora apenas para atingir seus objetivos, pouco se importando com os transtornos que causam aos trabalhadores, ao público em geral e os prejuízos à economia. Por que fazer greve em dia útil contra a reforma Previdenciária se é sabido que enquanto perdurar a intervenção no Estado do Rio não poderá haver qualquer alteração na Constituição? Os trabalhadores talvez não saibam que a reforma da Previdência não poderá sequer ser votada neste ano, visto que a intervenção foi decretada até o dia 31 de dezembro. Já os sindicalistas sabem muito bem, mas omitem, por interesses obscuros, esse detalhe dos seus comandados. Para o PT, quanto pior, melhor. 

Claudio Juchem

 Capital




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.