Diarinho Titulo Natureza
Tubarões podem atacar pessoas na praia, mas não comem carne humana
Luís Felipe Soares
17/06/2018 | 07:25
Compartilhar notícia
Divulgação


Dentro ou fora do mar, os tubarões têm fama de malvados. A cara séria e os assustadores dentes fazem com que não sejam dos animais mais simpáticos. Mesmo os adultos mais experientes devem ficar atentos a contato com eles nas praias ou qualquer outro tipo de situação.

Eles acabam voltando a entrar no centro das atenções por conta de ataques a banhistas e casos como esses aparecem nos noticiários de vez em quando. O mais recente registro ocorreu no dia 3, em Pernambuco, quando rapaz de 18 anos acabou seriamente mordido e não resistiu aos ferimentos. Em abril, a mesma área serviu de palco para que banhista tivesse membros do lado direito amputados.

Os tubarões maiores e mais agressivos, casos do tubarão-tigre e o cabeça-chata, costumam não temer a presença de pessoas. Se alimentam de peixes e não mordem os humanos por terem fome, uma vez que nossa estrutura conta com muitos ossos e pouca gordura em relação ao que estão acostumados a ingerir. Segundo alguns biólogos (profissional que estuda o universo dos seres vivos em geral), os ataques acontecem por conta da curiosidade do animal com essa ‘novidade’ que encontrou na água e de possíveis ações bruscas das vítimas no momento.<EM>

Segundo dados do Arquivo Internacional de Ataques de Tubarões, o Brasil aparece na nona colocação entre os países com mais ataques registrados no mundo. Os estudos ainda mostram que, anualmente, cerca de 70 a 100 ações do tipo ocorrem no planeta, chegando à marca de 15 óbitos dentro do número total. Apesar de Pernambuco ser a região que registra maior número de casos, esse tipo de peixe pode ser encontrado ao longo de todo litoral brasileiro, incluindo praias de Santos e Guarujá, populares cidades praianas de São Paulo e próximas ao Grande ABC.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;