Turismo Titulo Roteiro
Pelas águas de Piracicaba

Museus, aquário municipal e passeio pelo rio são alguns dos atrativos da ‘Noiva da Colina’

Por Marcela Munhoz
18/01/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Adilson Zavarize/Divulgação


 A pouco menos de três horas de distância de Santo André fica uma cidade cujo rio serviu de inspiração para um sucesso do cancioneiro sertanejo de raiz: Rio de Lágrimas. Composta nos anos 1970 por Lourival dos Santos (1917 – 1997) e interpretada por nomes como Tião Carreiro, a leva fala sobre as águas de Piracicaba (Vai jogar água pra fora/Quando chegar a água/Dos olhos de alguém que chora). E são por essas corredeiras que os turistas aproveitam um pouco do que o município do Interior de São Paulo tem de diversão a oferecer.

O passeio dura pouco menos de 15 minutos, tempo em que é possível cortar a cidade, conhecida também pelo apelido de Noiva da Colina. A saída do barco fica perto da Passarela Pênsil e do Largo dos Pescadores, outra grande atração turística, onde são realizados os shows. Mesmo o trajeto estando, em sua maior parte, no trecho urbano, é possível contemplar exemplares da flora e fauna.

O barqueiro Luís Fernando Magossi, o Gordo, conta que não é raro algum peixe ou ave acompanhar, ou até mesmo entrar na embarcação. “As belezas naturais fazem muito sucesso. Também é boa chance de ver Piracicaba de outro ângulo”, conta. Ele conduz os turistas pelo rio há nove anos.

Quem gosta de um pouco mais de emoção sempre espera pelo trajeto final: a Curva da Sogra, em que o barco faz uma manobra mais arriscada. Cada passageiro tem uma reação. Trilha sonora faz parte da aventura. Tem a romântica, para os casais apaixonados, e homenagem a quem faz aniversário. Os passeios, que custam R$ 13 por passageiro, são realizados com qualquer número de pessoas. Sai barco do pier da Avenida Beira-Rio aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 20h. Informações: (19) 99747-4545.

TEM MAIS
Além do passeio no rio, quem visitar Piracicaba pode conhecer o trenzinho, o elevador panorâmico, o Aquário Municipal Ilda Borges Gonçalves (Av. Maurice Allain). São três aquários, com mais de 3.000 peixes de 80 espécies. Abre de terça a domingo, das 9h às 18h. A cidade abriga o Museu da Água Francisco Salgot Castillon, que foi instalado em 1887 e era sede da primeira estação de captação e bombeamento de água. Fica na Avenida Beira-Rio, 448, e abre de terça a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 9h às 17h45.

Os turistas também podem conhecer os museus Martha Watts e Prudente de Moraes, além do Alto do Mirante, da Casa do Povoador, da Catedral de Santo Antônio, do Observatório Astronômico Municipal e do Parque da Rua do Porto. No parque ficam vários restaurantes. A dica é provar peixes assados, como o lombo de filhote na brasa ou pirarucu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;