Social Titulo Coluna Social
Cemitério da Vila Euclides promove tour cultural
Gabriela Lopes
25/09/2017 | 13:01
Compartilhar notícia
Integrantes do EJA participam de visita monitorada no cemitério


Visita a cemitério mistura cultura e saudade

 

Coloque no papel o nome de todos os familiares, depois desenhe uma árvore com ramificações e após muita apuração chegará à origem da própria existência. Esse é o objetivo de Deise Gobbet ao voltar no Cemitério da Vila Euclides, em São Bernardo, 37 anos após a última visita ao tumulo de seu pai. Ela teve esta oportunidade pelo projeto de visitas ao patrimônio da cidade, por meio de agendamento na Prefeitura.

 

Caminhando pelos corredores de mausoléus e grandes esculturas da necrópole mais antiga revelam-se numerosos segredos do município, grandes nomes da história brasileira e famílias importantes do Grande ABC. Na procura pelo sepulcro, Deise passa pelo monumento do ex-prefeito da cidade Lauro Gomes, que tomou a frente da cidade paulistana em 1963, revivendo o momento. As memórias que descansam na fundação atraem a atenção dos moradores há anos e é por isso que a Compahc SBC (Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural de São Bernardo), numa tentativa de preservar a grandiosidade histórica, possibilitou processo de tombamento do local.

 

DESCOBERTA

“Há muito mais do que apenas corpos. Há crenças, há lembranças, há cultura”, afirma a chefe da sessão de patrimônio da Prefeitura, Denise Araujo Puertas. É por isso que desde 2015 visitas monitoradas são realizadas gratuitamente no ambiente.

 

Os alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos) da escola municipal Maria Adelaide Rossi perambularam entre os jazigos. “É interessante um passeio assim, quem sabe agora eles tenham as respostas da vida de que precisavam”, diz a vice-diretora Erica Raquel sobre a importância deste passeio.

Como funciona:

  • Seção de Patrimônio da Prefeitura está aberta de segunda a sexta, das 8h às 17h 
  • Necessário ter grupo entre dez e 25 pessoas 
  • Agendamentos podem ser feitos por telefone (4337- 8217) ou por e-mail patrimonio.cultura@saobernardo.sp.gov.br
  • Não há limite de idade para os participantes



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;