Setecidades Titulo Abastecimento
Falta d'água atinge Pq.das Nações

Irregularidade no fornecimento prejudica ruas do bairro andreense há um mês

Por Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC
07/08/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Moradores do Parque das Nações, em Santo André, convivem há um mês com oscilações no fornecimento de água em pelo menos quatro ruas: Palestina, Etiópia, Alasca e China. O problema é mais frequente na parte alta do bairro.

O problema piorou no fim de semana, quando os intervalos sem água aumentaram e os moradores decidiram improvisar para conseguir cumprir as tarefas do dia a dia, como cozinhar, tomar banho e lavar roupa. Uma construção situada na Rua Etiópia foi a saída para alguns moradores passarem o fim de semana sem apertos. "Nos forneceram tonéis de água e usamos para lavar roupa e a casa. Mas não para beber. E ainda informaram os moradores que a falta de água acontece porque o reservatório está vazio. O que temos a ver com isso? Pagamos nossos impostos. Nem em ano de eleição os políticos estão preocupados", disse o palestrante José Carlos Bonfim, 54, que mora em prédio de oito apartamentos.

Todos os moradores endossaram a queixa. "Um funcionário chegou a dizer que a demanda é maior que a oferta, que a região cresceu e atraiu muitos prédios", completa. A reclamação, segundo moradores, não pode ser verbalmente comunicada ao Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) porque apenas uma mensagem é transmitida aos moradores durante a ligação.

Os munícipes reclamam do relógio que marca o consumo de água. O equipamento, segundo eles, não para de funcionar mesmo com a interrupção no fornecimento de água. Indignados, pedem o ressarcimento dos dias que foram prejudicados pela falta do serviço. "Da torneira só sai ar. É só pressão. Vão cobrar do fim do mês do mesmo jeito", disse uma aposentada, que preferiu não se identificar.

Ontem à tarde, além das reclamações da população, a equipe do Diário flagrou dois caminhões do Semasa pelas ruas do bairro. Questionados, os funcionários se limitaram a informar que a manutenção programada era para desentupimento de canos de esgoto.

Procurado, o Semasa informou que as oscilações no fornecimento de energia elétrica, de responsabilidade da Eletropaulo, provocaram o desligamento do conjunto de motobombas. A autarquia admitiu que o problema ocorre de forma pontual nos últimos dias.

O Semasa afirmou ainda que vai notificar a concessionária para avaliar os motivos da queda de energia e solicitar reparo. A AES Eletropaulo declarou que em nenhum momento houve falha na transmissão de energia proveniente de sua rede. Segundo a empresa, as duas oscilações constatadas no fornecimento ocorreram sábado e domingo na rede de transmissão que é de responsabilidade da Cteep (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista).

Manutenção interrompe fornecimento em Diadema

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) fará intervenção programada na Estação de Tratamento de Água Rio Grande, reduzindo a vazão de água durante todo o dia de amanhã no Grande ABC.

Em Diadema, a Saned (Companhia de Saneamento de Diadema) aproveitará a oportunidade para realizar serviços de manutenção no sistema de abastecimento. Haverá interrupção no fornecimento de água a partir das 8h.

A normalização do abastecimento se dará de modo gradual a partir das 20h. No entanto, a Saned alerta que em algumas regiões mais altas, o fornecimento poderá ser restabelecido até a manhã de quinta-feira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;