Cultura & Lazer Titulo
Cineasta Simião Martiniano morre no Recife aos 82 anos
27/04/2015 | 21:56
Compartilhar notícia


Morreu na manhã desta segunda-feira, 27, aos 82 anos, o cineasta Simião Martiniano. Internado na Santa Casa de Misericórdia do Recife, ele foi vítima de um câncer no esôfago. Simião ganhou reconhecimento nacional em 1998 com o curta-metragem Simião Martiniano, O Camelô de Cinema, dirigido por Hilton Lacerda e Clara Angélica.

O filme mostrava a trajetória do cineasta alagoano que veio a Pernambuco bem jovem e, apaixonado por cinema, dividia-se entre vender discos de vinil como camelô no centro do Recife e produzir filmes de ação e humor com recursos próprios.

Ele é autor de filmes de baixo orçamento, entre eles O herói Trancado (1989) e A moça e o rapaz valente (1999). Martiniano chegou a ser apelidado de Ed Wood do Nordeste, em referência ao cultuado diretor "trash" cuja vida foi retratada no filme homônimo de Tim Burton, de 1994.

Nascido em Alagoas - mas radicado em Pernambuco ainda na década de 1950 -, Martiniano frequentemente explorava em suas obras faroestes ambientados no Nordeste.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;