Automóveis Titulo
Como evitar danos ao veículo em caso de enchente
Por Maria Beatriz Vaccari
Do Garagem360
16/02/2018 | 15:39
Compartilhar notícia


Nos primeiros meses do ano, motoristas em diversas regiões sofrem com a possibilidade de transitar por trechos com risco de alagamento. Pensando em evitar ou amenizar os prejuízos causados ao veículo e ao condutor, o CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária) elencou algumas dicas práticas que os motoristas podem seguir.

Um dos principais danos em caso de enchente está relacionado à parte mecânica e elétrica dos veículos. “A enchente é um grande problema para o bolso do motorista, principalmente pelos problemas mecânicos. Dependendo do nível da água, ela pode atingir o motor do veículo criando o calço hidráulico, além de contaminar o óleo do motor e causar panes na transmissão”, comenta Gerson Burin, coordenador técnico do CESVI BRASIL.

Além dos problemas mecânicos, a parte elétrica pode ser prejudicada ao ter a caixa de fusíveis, módulos, relês, conectores, faróis, conjuntos ópticos e lanternas atingidos pela água suja.

Outro ponto importante ressaltado pelo especialista é a atitude do motorista que atravessa áreas alagadas. O aconselhável é que o condutor não arrisque. Se ele precisar passar por trechos com água, deve ir apenas aos que já são conhecidos e que estão com alagamento máximo até a altura da metade das rodas do carro, como é informado no manual do proprietário. No momento da travessia é preciso utilizar a primeira marcha engatada, sem elevar demais a aceleração para evitar a admissão de água para o interior do motor.

Dicas para evitar prejuízos no verão

  1. Como manutenção preventiva relacionada ao período de chuvas, verifique o estado atual de itens como pneus e palhetas do para-brisa.
  2. Confira também todas as luzes de iluminação do veículo, como setas, faróis e luzes de freio.
  3. Se o carro morrer em enchentes, não dê a partida novamente. A ação força o motor e pode piorar ainda mais o quadro mecânico e de pane elétrica.

O que ver no pós-enchente

  • Nos itens mecânicos, é necessário observar primeiro o óleo do motor.
  • Verifique se a água atingiu as áreas de admissão de ar, como o filtro de ar, dutos e coletor de admissão.
  • É importante identificar se o veículo teve algum dano em bielas e nos pistões no caso da admissão de água no interior do motor durante o funcionamento ou após uma partida.
  • Na caixa de transmissão, é importante verificar se não houve a contaminação do óleo. O alerta é ainda mais importante no caso de veículos com transmissão automática.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;