Internacional Titulo
Conselho de Segurança da ONU saúda acordo de Bonn
Das Agências
06/12/2001 | 01:13
Compartilhar notícia


O Conselho de Segurança da ONU comemorou nesta quarta-feira o acordo de Bonn (Alemanha) para formar um governo interino multiétnico no Afeganistão, mas adiou uma decisão sobre a autorização de envio de uma força internacional de apoio.

Os membros do Conselho se reuniram durante algumas horas para discutir o projeto de resolução que endossa o acordo.

O breve texto do projeto, divulgado entre a imprensa, pede aos países que deram suporte à reunião a "reafirmar, reforçar e concretizar seu compromisso de ajudar na reabilitação e reconstrução do Afeganistão".

Apesar de o projeto não gerar controvérsias, fontes diplomáticas indicaram que os Estados Unidos pediram que ele fosse votado nesta quinta-feira.

O porta-voz da ONU, Fred Ekhard, disse que ainda não estava claro se o Conselho irá aprovar ou não um envio de forças para Kabul.

As facções afegãs assinaram nesta quarta-feira em Bonn (Alemanha) um acordo para a criação de um governo provisório, primeira etapa de um processo que será concluído com eleições democráticas. O acordo prevê também "o deslocamento de uma força internacional de segurança" sob o comando da ONU para Kabul e seus arrededores.

Segundo os diplomatas, o Conselho poderia aprovar o acordo de Bonn em dois dias através de uma resolução, sem outorgar o mandato para uma força de segurança.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;