Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

D+
>
Transporte
Jovens creem que chegada do Metrô amplia oportunidades

Linha 18 tiraria ‘atraso’ da região em relação a transportes e daria maior acesso a adolescentes locais a SP

Luís Felipe Soares
Tauana Marin
Diário do Grande ABC
05/05/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação/Metrô


A questão sobre o futuro do Metrô no Grande ABC está mais em evidência do que nunca. As expansões do transporte público local nos próximos anos prometem agitar as sete cidades e sua conexão com a Capital com o intuito de aproximar as duas regiões. O D+ conversou com estudantes de escolas públicas e privadas e os adolescentes locais acreditam que a chegada da Linha 18-Bronze amplia oportunidades em diferentes setores de suas vidas, incluindo seus caminhos no futuro.

“Desafogar as lotações municipais é o principal ganho. Trabalho e vejo quanto sou refém do trânsito e dos transportes lotados, com gente espremida nas portas. O Metrô seria alternativa de muitos e isso só traria ganhos”, afirma José Anderson Ramos dos Santos, 16 anos, aluno do Centro de Formação Profissional Valdemar Mattei/EJA (Educação de Jovens e Adultos) de Santo André. “Não é à toa que quem mora próximo a uma linha abandona o carro em casa pelo custo-benefício”, ressalta o andreense Gustavo Vieira Godê, 17, que costuma visitar parentes e ir a festas na Capital.

As irmãs Beatriz Cristina, 15, e Bianca Victória da Silva Santos, 17, torcem para que o projeto da linha, apresentado em 2014 como parceria entre o governo do Estado e o Consórcio Vem ABC, finalmente saia do papel. “Ainda assim, mesmo que seja realidade, quantos anos irão demorar as obras? Não é uma solução imediata. Estamos atrasados (em relação a outras áreas da Região Metropolitana de São Paulo)”, lamenta Bianca.

Estudante do ensino médio do Colégio Singular, de Santo André, Caio Cardoso Ribeiro, 16, observa que o Grande ABC cresceu muito e demanda do monotrilho, inclusive, para que o leque de oportunidades de trabalho para jovens e de escolhas para universidades seja maior.

“O Metrô em São Paulo é algo que funciona diante dos demais sistemas, então estamos atrasados. É preciso que (os governos) foquem na qualidade de vida das pessoas.” No projeto atual, a viagem passaria por 13 estações, saindo da parada Tamanduateí, em São Paulo, até o Centro de São Bernardo, passando por São Caetano e Santo André, com integração direta com as já existentes linhas 2-Verde do Metrô e 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Detalhe que o traçado atenderia estudantes das principais universidades locais, entre elas Faculdade de Medicina do ABC, em Santo André, e USCS (Universidade Municipal de São Caetano).

O estudante Vitor Morija, 15, morador de São Caetano, enfrentava perrengues para frequentar o Esporte Clube Pinheiros, no Jardim Europa, por conta de complicações no transporte. “Faz falta para os moradores da região não terem uma linha e isso precariza o sistema, principalmente quando falamos em horário de pico. Além disso, quando se tem Metrô, as vias públicas fluem e as pessoas chegam mais rápido em casa.”

Segundo o governador João Doria (PSDB), nenhum modal para a Linha 18 está descartado e a decisão atual gira em torno do monotrilho e o chamado BRT (Bus Rapid Transit, ou sistema de transporte rápido por ônibus, em tradução livre), este um veículo sobre pneus que anda em faixa própria. Segundo especialistas em meio ambiente, a ideia do Metrô prevê que ele funcione por meio de energia elétrica, sendo não poluente e silencioso, enquanto que o concorrente pode receber ônibus movidos a diesel – a exemplo do que ocorre atualmente no Corredor ABD (São Mateus-Jabaquara), operado pela Metra, que, apesar de ser eletrificado, não conta com 100% da frota não poluente. A resposta do governo sobre o assunto será anunciada em junho.

Clara Monteiro, 15, aponta o Metrô como seguro e também como ampliador de oportunidades para quem deseja iniciar a vida profissional ou se reinventar em novas empresas, principalmente em período cujo desemprego está em alta. “O Grande ABC não pode ficar de fora dessa integração.”
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.