Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Questão de Emprego
>
Questão de emprego
Fusões e aquisições
Por Lucas Nogueira
diretor da empresa de recrutamento Robert Half
26/02/2019 | 07:01
Compartilhar notícia


Operações de fusão, em geral, geram clima de incerteza entre os profissionais das organizações envolvidas, principalmente quando há indícios de sobreposição de cargo. Porém, historicamente, sabe-se que poucas coisas mudam de imediato após o anúncio da concretização da ação. Dessa forma, listo abaixo cinco sugestões para quem passará por este tipo de situação:

1 – Não entre em pânico
No lugar desse sentimento, procure manter a calma para avaliar o todo da situação antes de, por exemplo, pensar em pedir demissão. Procure entender os objetivos da fusão, como pode contribuir para o momento e quais são os reais riscos ao seu cargo e as eventuais oportunidades.

2 – Foque em resultados
Até que receba novas diretrizes de trabalho, mantenha seu planejamento, fluxo das atividades, foco na rentabilidade e, se possível, eleve a qualidade das entregas.

3 – Mostre abertura para mudanças
Independentemente do tempo em que esteja na companhia, lembre-se de que ela está se transformando em uma nova organização. Nesse cenário, tende a se destacar o profissional que tiver maior facilidade de adaptação, seja com relação a políticas, práticas, processos, equipe ou modelo de gestão.

4 – Encare a situação como um novo emprego
As pessoas que se juntam ao seu grupo não sabem do seu histórico profissional e do seu perfil pessoal. É possível que você também saiba pouco sobre elas. Então, tenha cautela ao estabelecer laços, mas sem descuidar do relacionamento interpessoal.

5 – Em caso de demissão, encare o mercado
Caso a demissão aconteça, não desanime. Faça um mapeamento das empresas e oportunidades que fazem sentido para a sua carreira, acione sua rede de contatos, busque o auxílio de headhunters e inicie o envio dos currículos. Lembre-se apenas de que cada vaga merece um currículo personalizado. Hoje, não faz mais sentido simplesmente sair disparando o mesmo documento para uma lista de endereços de e-mail.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.