Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Questão de Emprego
>
Questão de emprego
Período de Experiência
Maria Sartori
gerente sênior da empresa de recrutamento Robert Half
04/12/2018 | 07:07
Compartilhar notícia


Conquistar o emprego é a etapa mais importante de um processo seletivo, certo? Não é bem assim! Não basta sentar na cadeira. É preciso, depois, vencer a barreira dos 90 dias do período de experiência, que eu considero como dias cruciais para aqueles que desejam se destacar em um novo emprego. Eu sei que a tarefa não é simples. Afinal, todo novo ciclo na vida profissional demanda adaptação à rotina, pessoas, procedimentos e aprendizados. Por essa razão, gostaria de compartilhar com você cinco orientações:

1 – Divida a experiência em três fases – use o primeiro mês para conhecer a estrutura da empresa e entender os detalhes sobre a sua função e o que esperam de você à frente do cargo. No segundo mês, crie metas pessoais de ter pequenas, porém significativas, conquistas com relação aos resultados que esperam de você. No terceiro mês, com sutileza, comece a deixar claro o seu estilo de trabalho.

2 – Mapeie o terreno – cada vez mais os profissionais são contratados pelos diplomas e certificações que possuem, mas são demitidos por não apresentarem um comportamento adequado. Então, antes de estabelecer laços de amizade ou fazer comentários sobre profissionais da companhia, observe qual é o comportamento dos colegas e faça um cruzamento dessa informação com a cultura da empresa.

3 – Cuidado com ideias muito inovadoras – tudo o que um empregador deseja é ter ao lado um profissional que demonstre vontade de aprender e proatividade, além de ser pontual e ter perfil mão na massa. Mas só apresente sugestões inovadoras depois de ter entendido a cultura da empresa e ter clareza sobre como novas ideias são recebidas pelos superiores.

4 – Seja humilde – prefira pedir orientações sobre como executar uma tarefa a assumir a responsabilidade e comprometer a qualidade do trabalho. Além disso, diariamente procure construir relacionamentos saudáveis com pares, subordinados e superiores, pois você nunca sabe em qual porta precisará bater para pedir ajuda.

5 – Redes sociais – antes de fazer qualquer postagem nas redes sociais, reflita sobre a imagem que deseja que as pessoas tenham sobre você. Aqui eu falo sobre ter bom-senso e não sobre ser uma pessoa na rede e outra fora dela. Se achar que faz sentido, prefira investir em postagens, curtidas e compartilhamentos que tenham a ver com suas crenças e que ao mesmo tempo fortaleçam sua credibilidade como pessoa e profissional, além de agregar conhecimento aos seus contatos. Um ponto importante: antes de fazer qualquer postagem relacionada à companhia, verifique quais são as políticas da empresa com relação à exposição nas redes sociais.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.