Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Memória
>
Memória
O espaço sagrado de Mauá em perigo
Ademir Medici
29/06/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


A maior riqueza da casa bandeirista de Mauá que abriga o Museu Municipal é o próprio prédio: original, mais que centenário, uma obra reconhecida em nível estadual: tão importante quanto a Capela do Pilar Velho, em Ribeirão Pires.

Há uma ligação entre a Capela do Pilar e o Museu de Mauá. Lá era Pilar Velho, aqui Pilar Novo – depois somente ‘Pilar’, hoje Mauá.

No interior do museu, um oratório em madeira com inscrição em monograma característica da Companhia de Jesus, que em latim significa Jesus, Maria e José. Oratório que acolhe, desde 2014, uma imagem de Nossa Senhora entalhada em madeira policromada, doação de Neusa Aparecida Antico Barbosa.

As notícias que nos chegam da invasão do Museu de Mauá, em vários momentos, em especial porque o imóvel permanecia sem um guarda, ao menos, no período noturno, é preocupante. Felizmente, nem oratório nem imagem da santa foram tocados.

Pelas fotos feitas por Vlademir Dorigon da Silva das duas últimas invasões, parece que nenhuma peça importante foi furtada. Mas é um aviso. Toda precaução é necessária.

Apelo a dona Alaíde

Não conhecemos pessoalmente a nova prefeita de Mauá, dona Alaíde. Conhecemos o seu marido, Leonel Damo. Religioso. Mas quem responde pela chefia do Executivo é Alaíde Damo. Por isso, é a ela que se dirige essa página Memória.

Dona Alaíde. Os tempos são difíceis. A Mauá provinciana, pequena, onde todos se conheciam, de há muito deixou de existir. Mauá é hoje uma verdadeira metrópole, que tem entre os seus valores este espaço sagrado que é a casa bandeirista do Museu Municipal.

Dona Alaíde, visite o museu. Leve aos seus funcionários – esses abnegados, que estão assustados com os últimos acontecimentos – uma palavra de mãe, amiga, a palavra da chefia do Poder Executivo.

Demostre, dona Alaíde, o seu amor a esta casa, templo da cidade, orgulho de Mauá, orgulho do Grande ABC. Reforce a segurança. Sabemos que muitos outros imóveis municipais necessitam de guarda reforçada. E sabemos que o quadro de segurança municipal precisa ser ampliado. Mas é necessário começar por algum lugar. O Museu de Mauá se apresenta como o coração da cidade. Legado dos antigos. Marco de uma civilização aqui estabelecida.

A história do Museu de Mauá é nobre. Há 30 anos ali estivemos, com os companheiros da Comissão Memória de Mauá. Ali nasceu o livro De Pilar a Mauá. Muitas reuniões ali foram realizadas. Não se falava em segurança. O espaço era respeitado. Hoje não é mais.

Dona Alaíde, cuide desta casa. Zele por ela. Convoque a velha guarda da cidade a participar. Chame o advogado João Sérgio Rimazza, o economista Moacyr Antonio Ferrari. Veja com eles o que se poderia fazer. <CF160>Memória</CF> ficará eternamente grata. 

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 29 de junho de 1988 – ano 31, edição 6791

Manchete – Anistia fiscal vai ser definida hoje pela Constituinte

Ribeirão Pires – Prefeitura move ação contra a Sabesp para obrigar a autarquia a concluir obras inacabadas: em uma via do Centro, a Avenida Fortuna, e em quatro ruas do Parque das Fontes: ruas Mato Grosso, Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo.

Memória – Festa de São Pedro.

Crônica (Guido Fidelis) – O mistério da novela desaparecida.

Em 29 de junho de...

1918 – Embaixadores italianos hospedados em São Paulo excursionam a Santos, seguindo em automóveis pelo Caminho do Mar e cruzando a Vila de São Bernardo. O retorno, no fim da tarde, foi de trem, vencendo a Serra e o Vale do Tamanduateí.

A guerra. Do noticiário do Estadão: bombardeio de Paris por aeroplanos alemães.

1956 – Eugênio Egas, historiador, falece em São Paulo. Ele se preocupou em estudar temas paulistas ligados ao café, ferrovias, imigração, industrialização e rodovias, inclusive com várias citações ao Grande ABC.

1958 – Na Suécia, Brasil 5, Suécia 2. E o Brasil conquista, pela primeira vez, a Copa do Mundo

Hoje

Dia do Papa

Dia do Pescador

Dia da Telefonista.

No Grande ABC, Dia do Atleta São-Bernardense, criado pela Câmara Municipal de São Bernardo em 1961 – uma data ignorada na própria cidade.

Santos do Dia

São Pedro e São Paulo. Uma das solenidades mais antigas da Igreja. A celebração litúrgica será no próximo domingo.

Judite

Siro de Gênova

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários no Dia de São Pedro:

Em São Paulo, Lucianópolis, Monte Azul Paulista, Morungaba, Nova Canaã Paulista, Nova Luzitânia, Pauliceia e Ubarana.

Também por conta da festa de São Pedro e São Paulo, é feriado em Carapicuíba, Praia Grande, São Pedro, Viradouro e Tupã.

Em Goiás, Britânia

Em Minas Gerais, Limeira do Oeste e São Pedro dos Ferros

No Mato Grosso, Paranaíta e Paranatinga

No Rio Grande do Sul, Soledade

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.