Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Memória
>
Memória
Uma gincana na Ribeirão Pires dos anos 1940
Ademir Medici
27/06/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Joel Maziero e a Apromerp (Associação Pró-Memória de Ribeirão Pires). Hoje o memorialista apresenta imagens localizadas no acervo da família Benvenuto, que tinha no casal Domingos Benvenuto e Alice Grecco Benvenuto, a dona Miquelina, mais os filhos, bons memorialistas. Entre eles, o filho Heitor Benvenuto, o Tite.

A casa dos Benvenuto ficava no Centro Alto de Ribeirão Pires. Uma antiga casa, que dava de frente para a Matriz São José, de onde, provavelmente, foram tiradas as fotos da festa ali realizada.

As fotos no Largo da Matriz – informa Maziero – foram tiradas há 70 anos. Ele descreve o cenário:

1 – Vê-se a frente da igreja nova e, no fundo, à esquerda, um pedaço da igreja antiga.

2 – A construção da igreja nova foi iniciada em 1943 e inaugurada em 1954.

3 – Percebe-se que ocorria um evento no Largo da Matriz, talvez uma gincana realizada depois da missa das dez horas. Afinal, as pessoas estão bem trajadas, com suas roupas de missa.

UMA ENTREVISTA

Anos, muitos anos depois, Luiz Carlos Grecco era o prefeito de Ribeirão Pires. E foi ele quem nos falou pela primeira vez da dona Miquelina. Fomos até ela para uma entrevista no aniversário de Ribeirão Pires. E foi um belo depoimento que o Diário publicou.

Agora, pesquisando o acervo dos Benvenuto, Joel Maziero localiza uma das fotos de dona Michelina tirada na ocasião. O Banco de Dados do Diário preserva toda a série.

A BICICLETA DO TITE

Já Heitor ‘Tite’ Benvenuto colaborou com o Museu de Ribeirão Pires, mais de 20 anos atrás, chegando a ceder, por empréstimo, sua velha bicicleta para uma exposição temporária.

Memória publica, hoje, a primeira parte dos achados de Maziero.

Diário há 30 anos

Domingo, 26 de junho de 1988 – ano 31, edição 6789

Política – PSDB, o novo partido, tem Mário Covas no comando.

Estradas – Rodovia dos Imigrantes faz 12 anos com capacidade esgotada.

Santo André – Jardim Las Vegas: moradores protestam contra falta de pavimentação em 450 mil m² de pura lama.

Ciência & Tecnologia (Diógenes Silva) – Oitenta anos de cooperação do Japão com o Brasil.

Memória – Japoneses em Ribeirão Pires.

Publicidade – Casas Bahia e Pelé firmam novo contrato.

Santos do Dia

Senhora do Perpétuo Socorro. Sua devoção começou a ser propagada em 1870. Ela está retratada numa pintura do século 13, proveniente da Grécia e hoje colocada na igreja de Santo Afonso, em Roma.

Cirilo de Alexandria

Ladislau

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 27 de junho:

Em São Paulo, Atibaia. Elevada a município em 27 de junho de 1769, quando se separa da Capital paulista. O nome significa ‘manancial saudável’.

No Maranhão, Arari e Esperantinópolis

No Rio Grande do Sul, Canguçu, Canoas e Sarandi

Em São Paulo, Lavrinhas

No Mato Grosso, Vera

Fonte: IBGE

Hoje

Dia Nacional do Vôlei

Dia do Relojoeiro

Em 27 de junho de...

1918 – Região enfrenta o drama da falta d’água. Multiplicam-se os poços rasos. Serviço municipal de água e esgoto é insignificante. Cada distrito do antigo município de São Bernardo tenta se virar como pode. Um morador envia carta à imprensa de São Paulo dizendo que se nada for feito os efeitos da falta d’água trarão sérias consequências.

A guerra. Do noticiário do Estadão: uma missão médica brasileira, chefiada pelo Dr. Nabuco de Gouvêa, era aguardada em Paris.

1958 – Os Valores Cristãos em Face do Mundo Moderno. Tema da palestra proferida pelo padre Antonio de Oliveira Godinho, diretor da PUC-Sorocaba, dentro da Páscoa dos Intelectuais de Santo André, realizada na Biblioteca Municipal, então localizada à Rua Coronel Alfredo Flaquer, 76.

1973 – Temporal arranca árvores, derruba toldos de lojas e atinge uma banca de jornais na Praça Samuel Sabatini, em São Bernardo.

1978 – Morre o PM Osvaldo Rodrigues, ao tentar evitar um assalto em São Caetano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.