Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Como se portar nas redes sociais?
Isis Borge Sangiovani
Gerente de recrutamento da Robert Half
15/05/2018 | 07:06
Compartilhar notícia


Qual é a relação das redes sociais pessoais dos funcionários com a empresa em que trabalham?

Os funcionários representam a companhia em que trabalham a todo momento, inclusive nas redes sociais pessoais, por ela ser um retrato para pessoas de fora. Isso acontece, principalmente, se você menciona em seu perfil o nome da empresa onde trabalha. Fique atento.

Em um processo seletivo os empregadores olham as redes sociais dos candidatos?

Isso não é regra, mas é importante considerar que essa possibilidade existe. O que você posta nas redes sociais diz muito sobre você, pois por meio delas é possível perceber quais são suas convicções, ideias, gostos e hobbies. Ainda que sua rede seja restrita a amigos, pode ser que você e seu futuro empregador estejam conectados virtualmente por um amigo em comum.

O que não deve ser postado no LinkedIn?

O LinkedIn é uma plataforma essencialmente profissional. É comum as pessoas postarem suas conquistas profissionais no Facebook ou Instagram e isso não é nenhum problema, mas postar conteúdos pessoais no LinkedIn não é indicado. Ele deve ser usado para ampliar seu network, entrar em contato com recrutadores e divulgar seu currículo, e não para postar selfies, fotos de viagem, entre outras notícias pessoais.

Quais são os principais cuidados com relação a opiniões pessoais no Facebook?

Opiniões sobre política, religião ou futebol sempre tendem a causar polêmica. Você pode se posicionar, mas é preciso ter muita prudência no tom dos posts. Tenha cuidado para não passar a imagem de uma pessoa muito enfática e incisiva ou de alguém pouco flexível à diversidade de opiniões. Outro grande cuidado é com a replicação de fake news. Caso tenha dúvida sobre a veracidade de uma informação, opte por não publicar, ou então pesquise muito bem para ter certeza de que o assunto é real.

Tem problema entrar nas redes sociais no trabalho?

Em algumas empresas o acesso é bloqueado, assim já podemos perceber que ela não é adepta ao uso das redes sociais durante o horário de trabalho. Mesmo que você use as redes sociais pelo celular ou que a empresa onde trabalha permita o acesso a elas, o ideal é ter moderação, acessar durante o horário de almoço ou em alguma pausa rápida. Afinal, as postagens, comentários e curtidas nas fotos ficam registrados.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.