Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Memória
>
Memória
Lagoas aterradas. E nascem as indústrias
Ademir Medici
28/03/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


“Havia muito peixe no Rio Guaçu e no Rio Tamanduateí. E também nas lagoas que existiam no terreno e que foram aterradas para o surgimento das fábricas.”

Cf. Nilton Barbosa, colaborador pioneiro da Quimbrasil, em depoimento prestado em 1984. 

Os primeiros empregados que vinham de trem desciam na Estação de Utinga e seguiam a pé até a indústria. O caminho era um trilho no meio da capoeira e uma pinguela sobre o Rio Tamanduateí. As avenidas marginais não existiam. Apenas um pequeno trecho daquela que viria a ser a Avenida dos Estados havia sido aberto defronte à Coral e à Quimbrasil. Mas era um trecho sem asfalto, com pedregulhos, muito diferente dos dias atuais. Estamos na metade da década de 1950.

A unidade industrial da Quimbrasil em Santo André (Química Industrial Brasileira SA) começou a funcionar em 1954 com a fábrica de ácido sulfúrico. Uma segunda unidade Quimbrasil, a primeira delas do Grande ABC, havia sido fundada em 1937 ali perto, na Vila Prosperidade, em São Caetano.

Em números precisos, a Quimbrasil de São Caetano foi fundada em 19 de janeiro de 1937 e a unidade de Utinga, em 15 de maio de 1954.

Em Santo André, a Quimbrasil e a Coral começaram a surgir em fins de 1952, com os trabalhos de terraplenagem em área de 233 mil m² que o Moinho Santista adquirira da Laminação Nacional de Metais. A Fábrica de Tintas, Esmaltes e Vernizes, depois Tintas Coral, entrou em funcionamento em dezembro de 1954 e abriu uma segunda unidade no Grande ABC, em Mauá, uma das plantas que inaugurou o Parque Industrial do Sertãozinho.

HOJE

A área da Quimbrasil em Utinga cede espaço à Eadi (Estação Aduaneira de Interior) Santo André, importante porto seco do Estado de São Paulo. Endereço: Avenida dos Estados, 4.530.

Fundação Bunge

Centro de Memória

Rua Diogo Moreira, 184 – quinto andar – Pinheiros, São Paulo (SP)

www.fundaçãobunge.org.br

Telefone: 3914-0846

Hoje

Dia do Diagramador

Dia do Revisor

Hoje esses dois profissionais acumulam outras funções que as iniciais. Paginam. Editam.

Aproveitamos o ensejo para saudar os companheiros Éder (editor), Alexandre, Demetrio, Paulinho, Raulzito, Rafael e Chiquinho (anjo da guarda da revisão). 

Como escrevemos ano passado: todos eles interagem conosco. Dão ideias. Tornam a página

Memória cada vez mais bonita e agradável, vistosa. Uma forma de respeito e amor às nossas fontes, aos cidadãos que escrevem e fazem a fascinante memória do Grande ABC.

Diário há 30 anos

Domingo, 27 de março de 1988 – ano 30, edição 6712

Economia – Supérfluos já ganham lugar de destaque nas compras caseiras. Consumismo faz cair qualidade de vida. Propagandas conseguem cativar freguesia. Reportagem: Ivanilde Sitta; charge: Juarez, que escreve: “Fita crepe, indispensável para seu lar”.

Indústria – Piauí procura mudanças e estimula investimentos.

Memória – Na igreja matriz de Diadema, missa do primeiro aniversário de falecimento do ex-prefeito Ricardo Putz

Em 28 de março de...

1918 – Chácara nos Meninos. Estrada do Vergueiro. Vende-se uma de 22 mil m². Boa casa para família. Uma casa para camarada. Pequeno pomar. Água abundante. Terra boa para plantar. Trata-se diretamente com o proprietário, Ferdinando Gasparini, no Recreio Caminho do Mar.

Nota – Meninos, antigo nome do atual Rudge Ramos, em São Bernardo; Gasparini, família de origem italiana com descendentes até hoje no Grande ABC; Recreio Caminho do Mar, como era conhecido o ponto de pedágio instalado quando da reforma da Estrada do Vergueiro, atual Avenida Senador Vergueiro.

A guerra. Do noticiário do Estadão: os ingleses detêm os alemães em vários pontos; idem os franceses; de Nova York informam que o avanço alemão foi detido em toda a linha. 

1928 –Engenheiro Plínio Antonio Branco, chefe da Comissão de Melhoramentos de São Bernardo, relata os resultados dos estudos sobre o abastecimento de água dos distritos de Santo André e de São Caetano e aponta a necessidade de captar água no Córrego Guarará.

2013 – O Museu de Santo André encerra a exposição Typographando, com a história de um antigo jornalista, Luciano Fernandes de Oliveira (1912-1977), que foi editor de jornal da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André).

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 28 de março:

Em São Paulo, Dobrada, Embu-Guaçu, Guzolândia, Juquitiba, Queiroz e Uchoa

No Rio Grande do Norte, Alto do Rodrigues

No Pará, Augusto Corrêa

No Rio de Janeiro, Campos dos Goytacazes

No Rio Grande do Sul, Charqueadas e Rondinha

No Sergipe, Gararu, Indiaroba, Itaporanga d’Ajuda, Muribeca

No Maranhão, Tutóia<TB><TB>[08.ASSINA_PE]Fonte: IBGE

Santos do Dia

Gisela

Castor

Gontrão

Malco

A fauna do Grande ABC

Perereca do banheiro

O nome faz justiça ao seu comportamento por se alimentar exclusivamente de insetos e ter a necessidade de viver em ambiente com constante umidade.

É possível observar essa perereca dentro dos banheiros das casas na área rural. Ali ela encontra o que precisa: umidade alta e insetos que rodeiam a luz do banheiro.

Na época de reprodução a perereca procura um laguinho ou poça d’água para depositar seus ovos.

Pesquisa, texto e foto: Claudinei Correia de Mello, biólogo




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.