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Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Como se comportar ao ser contratado
Cíntia Bortotto*
05/03/2018 | 07:16
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Na semana passada falamos um pouco sobre o que não se deve fazer no ambiente de trabalho para ter sua oportunidade comprometida, ou seja, correr o risco de ser demitido. Desta vez, falaremos um pouco sobre o que você deve fazer para mostrar suas competências e cumprir com as expectativas da companhia após ser contratado em uma nova posição.

Para começar, a vestimenta no ambiente de trabalho deve ser sempre discreta. A roupa pode dizer muito da pessoa, então, capriche no visual. Esta é outra esfera que merece observação. Perceba como as pessoas se vestem e mostre seu estilo sem ficar totalmente fora do usual do ambiente. Posições executivas sempre merecem ternos para homens, ou pelo menos calças sociais e terninhos ou tailleurs para mulheres.

Nas conversas, demonstre conhecimento, mas sem parecer que é o ‘dono da razão’. Em um ambiente novo, é importante também conhecer o quanto os outros já sabem tecnicamente do assunto e, às vezes, fomentar que o conhecimento saia do próprio grupo de trabalho pode ser mais simpático. Se você perceber que ninguém tem aquele conhecimento, aí sim você deve falar com propriedade do assunto e sempre envolver alguém no trabalho. Mostrar que você está disposto a dividir aquilo que sabe é muito adequado na era da informação. Não ensinar e não dividir demonstram comportamento antiquado e antipático.

Busque conhecer as pessoas de seu novo ambiente e contar sobre você, mostre interesse por elas e pelo trabalho que fazem. Mas ouça mais e fale menos. Você ainda não conhece as relações que estão estabelecidas naquele local, quem é amigo de quem, quem influencia quem. E nunca, de forma alguma, fale mal de alguém.

Com o seu novo chefe, seu comportamento deve denotar muita força de trabalho e vontade de fazer a diferença. O chefe tem de saber que pode sempre contar com você. Atitudes como iniciativa e facilidade de relacionamento costumam ter destaque para quem está no comando. Você deve manter uma postura formal até que ele peça para que você seja informal. Evite brincadeiras, mas você pode falar o que você pensa de maneira educada e denotando compromisso com a empresa.

A confiança é ganha com o trabalho, quando a chefia sabe que suas tarefas serão feitas dentro do prazo e com precisão. Releia sempre o que vai ser entregue para o seu superior, a fim de encontrar erros antes que ele encontre. Para se destacar, mostre que pode acumular funções tendo boa flexibilidade e que é leal com as pessoas da equipe, nunca tentando passar por cima de alguém para aparecer.

O reconhecimento do chefe vem para pessoas que têm o perfil mais completo, incluindo competências de trabalhar bem com outras pessoas e valores como lealdade, compromisso e, muitas vezes, humildade.

Quando tiver dúvidas, pergunte. A tendência para quem quer conseguir fazer a atividade é conseguir. Peça feedback e combine com o seu chefe que, sempre que ele puder fazer uma crítica, ela será bem-vinda.

Siga confiante e boa sorte! 


* Consultora em RH, psicóloga pela PUC-SP, especialista em recursos humanos pela FGV, em dinâmicas de grupo pela Associação Brasileira de Dinâmicas de Grupo, com MBA em Gestão de Negócios, também pela FGV. Como executiva de sucesso, atuou em grandes empresas como Otis, Unilever e Bombril – www.cintiabortotto.com.br.




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