Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Fim do horário de verão: como economizar?
Por Idec
22/02/2018 | 07:28
Compartilhar notícia


O horário de verão terminou, e algumas pessoas já estão preocupadas com o aumento dos gastos na conta de luz. Apesar de a economia não ser mais tão grande, ainda existem variações que podem pesar no bolso no fim do mês. Além disso, evitar o desperdício é importante não só pela conta de luz, mas também por ser uma prática ambientalmente responsável: a produção de energia é uma das grandes vilãs na emissão de gases de efeito estufa na atmosfera.

Uma das maneiras mais fáceis de economizar energia elétrica é tirar da tomada os aparelhos eletrônicos que não estão sendo utilizados, evitando assim o modo stand-by. Essa simples medida pode gerar uma economia de cerca de 15% nas contas de energia elétrica, segundo pesquisa realizada pelo Idec em 2008. Mas, atenção: ligar e desligar os aparelhos eletrônicos com frequência pode diminuir sua vida útil. Por isso, o mais aconselhável é desligar os eletrônicos quando não forem ser utilizados por um período considerável de tempo (o decorrer do dia, por exemplo). Além disso, caso o equipamento não tenha o modo stand-by, ligue-o em um estabilizador. Assim, sempre que precisar, você poderá desligá-lo sem comprometer a vida útil do seu aparelho eletrônico.

As lâmpadas tipo LED apresentam nível de eficiência energética maior do que as comuns. Com uma lâmpada desse tipo, de apenas 10 W (Watts), é possível iluminar um ambiente com a mesma intensidade do que com uma incandescente de 60 W ou uma fluorescente compacta de 15 W. As lâmpadas tipo LED são mais caras, mas também têm uma durabilidade maior. As lâmpadas fluorescentes também são uma boa opção em termos de economia. Uma lâmpada de 20W desse tipo ilumina tanto quanto uma convencional de 100 W.

Assim, troque gradualmente (à medida em que forem queimando) as lâmpadas convencionais de sua casa por fluorescentes ou LED. E, claro, sempre vale lembrar: apague as luzes dos ambientes que não estiverem em uso! Os freezeres e refrigeradores também possuem selos de eficiência para orientar o consumidor. Atente-se a eles para fazer uma escolha consciente.

Evite colocar os aparelhos próximos da parede ou do fogão, abrir as portas e guardar alimentos ainda quentes, pois o motor do equipamento precisará trabalhar por mais horas e, consequentemente, os gastos com energia aumentam. Regule o termostato (sistema que regula a temperatura da geladeira) sempre que possível. Assim, você evita que se forme muito gelo e diminui seu consumo de energia. Além disso, descongele periodicamente a geladeira, caso o aparelho não tenha essa função automática. O excesso de gelo no congelador faz com que o motor trabalhe 30% a mais do que o normal e, consequentemente, consuma mais energia.

Por fim, na hora de comprar novos aparelhos, prefira aqueles com selo A de eficiência energética Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica). O selo tem quatro categorias: A, B, C e D, que vai do mais ao menos eficiente em relação ao gasto de energia, respectivamente. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.