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Sábado, 11 de Maio de 2024

Gestão do ‘não’

Ninguém gosta de saber que não foi aprovado em um processo seletivo do qual estava participando, mas é importante manter um bom relacionamento com as pessoas que lhe entrevistaram

Questão de Emprego
16/01/2018 | 07:07
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1 – Como dizer ‘não’ no momento certo para os meus superiores?

Um ‘não’ oportuno ajuda a valorizar o trabalho e o tempo do funcionário. Não vale a pena, por exemplo, desmarcar uma reunião de equipe porque o chefe fez um pedido de última hora e que não tem tanta urgência naquele momento. O ideal é negociar as demandas, perguntar sobre os prazos e explicar os projetos que estão em andamento e as possibilidades para que o pedido surpresa seja atendido. Um bom profissional respeita seus compromissos, estabelece prioridades e sabe dizer ‘não’ quando é preciso.

2 – Como o funcionário deve encarar uma resposta negativa de maneira positiva?

É importante que o funcionário encare a negativa, seja de seu gestor ou colega de trabalho, com maturidade e de maneira construtiva. Às vezes, a empresa pode estar passando por um momento conturbado e não pode aceitar o projeto ou pedido proposto, mas isso não significa que o trabalho do funcionário foi em vão. Procure entender e escutar atentamente os motivos sem interromper e, no fim, agradeça o retorno. Seja receptivo, reflita sobre o que foi dito e, se a situação permitir, se proponha a apresentar novamente a ideia no futuro.

3 – Não fui aprovada em uma entrevista de emprego. Como devo encerrar meu contato com o recrutador?

Ninguém gosta de saber que não foi aprovado em um processo seletivo do qual estava participando, mas é importante manter um bom relacionamento com as pessoas que lhe entrevistaram. Uma boa dica é o profissional tentar contato com o recrutador por uma rede social corporativa ou via e-mail, agradecer a oportunidade de participação no processo e se colocar à disposição para participar de outras oportunidades. Além de gerar uma boa impressão, essa atitude demonstrará o seu empenho em encontrar um emprego. Há casos em que o profissional selecionado para a vaga desiste do processo após ser aprovado, porque conquistou outra oportunidade ou aceitou contraproposta da empresa onde atuava. É por essa e outras razões que os finalistas devem se manter no radar do recrutador.

4 – Negar um pedido do meu superior pode abalar a minha reputação na empresa?

Não. Um bom profissional é aquele que honra com seus compromissos, estabelece prioridades e sabe dizer ‘não’ quando é preciso. Negociar prazos e explicar ao chefe os projetos que estão em andamento e as possibilidades para que a demanda emergencial seja atendida não torna o funcionário ruim. Por outro lado, não esqueça também de ser exemplo para os colegas e, sempre que possível, evite pedidos de última hora e respeite o planejamento de sua equipe.

5 – Meu pedido de aumento de salário foi negado. Como devo proceder?

É comum haver uma tensão no ar quando se discute o salário. Antes de fazer o pedido ao chefe, o funcionário deve levar em consideração pontos como, por exemplo, a performance que está desenvolvendo na empresa e qual é a percepção que o gestor e os colegas têm do seu trabalho. Os argumentos devem ser sólidos, com base em valores praticados pelo mercado, e não podem envolver necessidades especiais, como a compra de um carro ou uma casa, por exemplo. Se está tudo bem e ainda assim o seu pedido foi negado, vale a pena fazer uma análise geral dos argumentos do gestor, do próprio desempenho e da saúde financeira da empresa. Se tiver uma oportunidade, alinhe com o gestor a possibilidade de voltarem a conversar sobre o assunto no futuro.  




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